Homenagem ao Geógrafo José Aldemir de Oliveira, in memoriam.

FOTO: PROF.DR. JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA. AUTOR: DESCONHECIDO. S/D.
Nesta manhã, recebi a triste notícia da partida do ilustre Geógrafo e Professor José Aldemir de Oliveira, via Prof. Angélica Caviccioli. Uma perda gigante para a Geografia do Brasil. Um amazônida e amazônico que ousou fazer uma leitura da Amazônia a partir de seu próprio lugar.

A primeira vez que ouvi falar do Professor José Aldemir foi quando minha ex orientadora de pesquisa do PIBIC Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq, Dra. Muriel Saragoussi ainda no INPA. Ela disse, quando o José Aldemir chegar do doutorado, você precisa conhecer e lá por volta de 1996 fui conhecê-lo como professor de Geografia da Amazônia, excepcional mestre. Ele, a época fez a escolha de bolsista conforme seus critérios, embora eu tivesse seguido a orientação da doutora Muriel de conhecê-lo. E fomos por caminhos diferentes. Naquele mesmo ano, sob orientação do Dr. Ricardo Nogueira, recebi Menção Honrosa pela Pesquisa sobre o Cinturão Verde de Manaus.

Em 1999 o Professor José Aldemir de Oliveira concedeu seu nome para dar nome a minha turma de formatura na graduação, na solenidade a qual tive a honra de ser o orador e melhor coeficiente dentre os formandos. Senti-me orgulhoso e honrado pelo nome da turma de 1999 ser o do ilustre professor.

Dois outros momentos de contato aconteceram e neste último foi na UFAM por ocasião dos 30 anos de criação da AGB Associação de Geógrafos Brasileiros Seção Manaus, da qual o Prof. Aldemir foi um dos fundadores.

No auditório fui palestrar sobre a Recuperação do acervo da AGB Manaus a época como diretor da gestão provisória em 2012. Ele se orgulhava de poder ter dado aula tendo na plateia seu pai, o que realmente o emocionou após a abertura da Semana de Geografia da UFAM. De fato, um belo exemplo de como podemos homenagear quem no seio da família torce sempre por nosso sucesso.

Hoje o professor e Geógrafo deixou este espaço, sua voz mansa e de grande lucidez sócio-espacial seguirá em nossa memória cada vez que lembrarmos que na Amazônia não devemos abandonar sonhos.

José Aldemir de Oliveira, deu a Geografia a sua vida e ao escrever sobre este chão, deu a nós ex alunos a força para continuarmos lutando pela Amazônia dos espaços de esperança.

Deus em sua infinita bondade e misericórdia console a todos os familiares, amigos e a comunidade geográfica amazonense.

Descanse na Paz do Senhor ilustre Geógrafo e Professor. Obrigado pelos seus ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário