![]() |
FOTO: M. BECHMAN. AUTOR: CUCUNACA,2025 |
Por: Mauro Bechman*
Outro dia, encontrei um colega das antigas, ele foi meu contemporâneo nos tempos de graduação na centenária Universidade Federal do Amazonas, naquele tempo ainda UA. Falamos de coisas antigas e boas vivenciadas nos anos noventa do século passado.
Parece papo de botequim e em certo sentido sim. Ora, dois jovens senhores conversando saudosamente sobre suas memórias.
Dentre as lembranças difíceis e boas, os amigos que partiram e os que ainda estão por aqui. Um pouco de poesia e literatura, e a Confraria dos Poetas Livres, grupo que fizemos parte nos tempos de universidade. Falamos do presente, dos projetos de agora e os futuros.
Neste mês, de agosto, o Guaracy foi aprovado no Doutorado em Letras da Universidade Federal de Roraima. Nossa que alegria a minha e mais ainda a dele pela conquista tão merecida e ele radiante passou a fazer os planos para assumir seu novo projeto que incluía mudar de cidade, levar sua gatinha de estimação, organizar as malas, alugar uma nova moradia, fechar os compromissos em Manaus. Enfim, abraçar seu novo desafio.
Em nossa conversa, falei um pouco do meu passado profissional até chegar a 2025, como se estivéssemos nos atualizando, então, ele em sua sabedoria falava das crenças que muitas vezes colocavam em sua cabeça, incutindo medo da mudança. E, num destes eventos, não hesitou e aceitou a mudança que o fez muito feliz. Assim, desta vez, ele optou novamente pela mudança e aproveitou para desabafar dizendo que ao longo de sua vida fez muitas renúncias pelas outras pessoas, sejam elas gratas ou não. Então, ele me respondeu serenamente "que dessa vez, não podemos esquecer de nós mesmos" afinal, precisamos buscar novos horizontes.
Aquela conversa me fez refletir sobre as minhas decisões e alguns pequenos projetos parados. O quanto somos desatentos a mal perceber que o tempo vai corroendo nossos sonhos e a rotina esgotando nosso ímpeto realizador.
O meu querido poeta e escritor Guaracy Andrade vai agora em busca de seu novo projeto de sua nova vitória e eu aprendi uma lição: a de que não devemos nos esquecer de si mesmos pois o tempo passa impiedosamente sobre nossos sonhos
____________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade federal do Amazonas UFAM (1909).
Nenhum comentário:
Postar um comentário