quinta-feira, 25 de junho de 2026

24 DE JUNHO DIA DE SÃO JOÃO BATISTA NA AMSPA

 

FOTO MONTAGEM: SÃO JOÃO BATISTA.
AUTOR: CUCUNACA, 2026

Por: Mauro Bechman*

Nesta quarta-feira 24/06 das 17h às 23h a Comunidade São João Batista integrante da Área Missionária São Paulo Apóstolo e do setor padre Pedro Vignola no bairro de Nova Cidade celebrou a Solenidade e Festa de São João Batista, padroeiro e protetor da comunidade. 

A celebração teve início com a Santa Missa em honra a São João presidida pelo pároco da Área Missionária Santa Clara, padre Waldir, sjc., assistido pelo pároco da Área Missionária São Paulo Apóstolo padre Jaílson Felix de Souza, SJC e o diácono permanente José Frota, AMSPA. 

Na homilia proferida pelo presidente da celebração, padre Waldir, após a proclamação do Evangelho segundo São Lucas 1, 57-66.80 a importância da escolha que Deus faz sobre nossas vidas, recordando que João tem traz consigo em seu nome, a missão de denunciar as injustiças e preparar os caminhos do Senhor. 

Assim, o Batismo de João é o Batismo da Conversão pois será ele quem apontará para o Cordeiro de Deus. Jesus Cristo, o Salvador. Ainda assim, padre Waldir destacou a humildade de João não se colocando jamais na condição de Cristo.

Após a Eucaristia, teve início a Procissão de São João pelas ruas do conjunto habitacional Galiléia I e II com o trajeto pelas ruas Mar Vermelho, Rio Ebro, Mar Glacial e retorno à Igreja na avenida Ten. Roxana Bonessi, testemunhando o chamado a conversão do povo de Deus.

Outras comunidades integrantes da Área Missionária São Paulo Apóstolo participaram da festa religiosa, como Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora de Fátima, Santa Bernadete, São Pio de Pietrelcina, Santo Expedito, Divino Espirito Santo, Sagrada Família e São Pedro além de fiéis devotos da Área Missionária Família de Nazaré.

Entoando cânticos, louvores e em meio a paradas para reflexão, a procissão seguiu pelas ruas até o retorno à. Igreja e  a benção solene. Após a missa, todos foram convidados para uma confraternização no centro Pastoral com a partilha de canjica, mingau de munguzá e musica ao vivo junto a fogueira de São João.

Viva São João Batista!







_________

*Coordenador da Pastoral do Batismo da comunidade São João Batista AMSPA 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

SALVE SÃO JOÃO, O PRECUSSOR

 

FOTO: IMAGEM PEREGRINA DE
 SÃO JOÃO BATISTA. AUTOR: CUCUNACA, 2026.

Por: Mauro Bechman*

Hoje é Dia de São João Batista, a Voz que Clama no Deserto. A Igreja celebra a Natividade de São João Batista.

Um Santo Popular festeiro especialmente no Norte e Nordeste do Brasil. Lembro de Manaus nos anos 1980 com as ruas da Praça 14 de janeiro iluminadas pelas fogueiras de São João, das danças folclóricas que se apresentavam em arraiais populares e nas casas mais abastadas. 

O verão amazônico em Manaus onde a vida era dura mas ainda assim, haviam muitos motivos para viver e celebrar datas especiais.

Para Deus não há coincidências, então por sua vontade, sirvo a Pastoral do Batismo da Comunidade São João Batista na área Missionária São Paulo Apóstolo - zona Norte de Manaus.

Este ano, por um acidente doméstico não pudemos nos envolver mais dedicadamente aos festejos de São João. Mas, hoje iremos a Procissão pelas ruas para trazer as boas memórias e fazer outras tão boas. 

Como povo de Deus caminhando pelas apertadas ruas do conjunto Galiléia na Zona Norte de Manaus, acendendo a fogueira para que Maria, mãe do Salvador, saiba que na casa de Isabel nasceu aquele que será o Cordeiro de Deus, esperança de salvação a todos os que acreditam no Cristo Jesus.

Viva São João Batista! 


____________

*Secretário da Pastoral do Batismo da Área Missionária São Paulo Apóstolo AMSPA e agente pastoral do Batismo da Comunidade São João Batista.


segunda-feira, 22 de junho de 2026

TONS DA TERRA NA E.E HOMERO DE MIRANDA LEÃO

 

FOTO: PROJETO TONS DA TERRA.
 AUTOR: CUCUNACA, 2026.

Por: Mauro Bechman*

Nesta segunda-feira 22/06 das 14h às 16h a Escola Estadual Homero de Miranda Leão integrante da Coordenadoria Distrital 06 da Seduc AM recebeu o Projeto "Tons da terra - Produção de Tinta Artesanal" desenvolvido e coordenado pela Profª Drª Fernanda Villani e equipe do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). 

A programação ocorre em função do mês do Meio Ambiente que a Escola faz questão de celebrar junto à comunidade escolar promovendo eventos culturais e ações técnico científicas.

Por meio de uma apresentação didática e o desenvolvimento de uma mini oficina e a participação de alunos das diversas turmas do ensino médio da escola, foi possível estabelecer uma conexão arte científica entre os componentes presentes no solo amazônico na tintura e grafismo com um artesanato de baixíssimo ou nulo impacto ambiental.

Oportunamente também fora possível um sadio exercício transdisciplinar entre os saberes presentes nas disciplinas de Química, Geografia e Biologia. O projeto contou com o apoio técnico docente das professoras Giselly Pedroza, Leila Moraes e Mauro Bechman.


Veja as imagens*










_____________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.
** Registro fotográfico: Leila F. Moraes.

sábado, 20 de junho de 2026

DIA DE JOGO DO BRASIL NA SEMANA DE PROVAS

 

Foto: Equipe de Trabalho. HML, 2026

Por: Mauro Bechman*

Neste dia 19/06 dia do Jogo do Brasil versus Haiti, foi encerrada a Semana de Provas do 2º bimestre na E.E. Homero de Miranda Leão integrante da Coordenadoria Distrital 06 da Seduc AM.

Foi uma semana de concentração onde todos os docentes estiveram envolvidos integralmente. Seja na organização da semana, seja na aplicação e correção das avaliações.

No último dia de prova, a equipe docente aproveitou o tempo de Copa do Mundo de Futebol masculino para encerrar este ciclo vestindo a camisa do Brasil. Um momento de descontração e confraternização entre equipe docente, gestora e administrativa da escola.

Aqui nossa torcida pela Educação e pelo Brasil em campo.

Saudações Amazônicas!





__________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

sábado, 13 de junho de 2026

PROJETO: CHEIROS E SABORES DA AMAZÔNIA NA E.E HOMERO DE MIRANDA LEÃO

 

FOTO: CERTIFICADOS AOS PROMOTORES.
AUTORA: LEILA FERNANDA, 2026.

Por: Mauro Bechman*

No dia 08/06 das 14h às 17h o Projeto Cheiros e Sabores da Amazônia promoveu uma Exposição de produtos nativos da região amazônica na Escola Estadual Homero de Miranda Leão integrante da Coordenadoria Distrital 06 da Seduc AM.

O projeto Cheiros e Sabores da Amazônia conta com a participação de profissionais e estudantes da UFAM,  da UEA e da SEDUC com o apoio operacional e metodológico de educadores e pesquisadores.

A comunidade escolar pode fazer pesquisas, visitação e degustação dos produtos expostos durante o turno vespertino. Além disso, o projeto possibilitou aos educandos a experimentação e o resgate de frutos e aromas que fazem parte da dieta amazônica mesmo não integrando um "mercado de consumo" sistemático e comercial.

A coordenação do evento na escola ficou sob a responsabilidade das Profª. Me. Leila Fernanda e da Profª. Esp. Carla de Oliveira que juntamente à equipe do projeto proporcionaram aos educandos maior conhecimento sobre as riquezas do bioma amazônico.

Vejam as imagens 






___________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

"O AUTO DA COMPADECIDA" NA I EXPOSIÇÃO LITERÁRIA E DA LÍNGUA PORTUGUESA

FOTO/MOSAICO: I EXPOSIÇÃO LITERÁRIA DA
 LÍNGUA PORTUGUESA.
AUTORA: KELLEN COUTO, 2026


Por: Mauro Bechman*

Nesta quinta-feira 11/06 das 13h às 17h alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Homero de Miranda Leão integrante da Coordenadoria Distrital 06 da Seduc Amazonas, encenaram passagens da Peça Teatral de Ariano Suassuna "O Auto da Compadecida".

A encenação fez parte da I Exposição Literária e da Língua Portuguesa da E. E Homero de Miranda Leão. Além da apresentação, fizeram parte da Exposição, poemas, exposição de banners, obras da biblioteca e a música brasileira no ritmo da bossa nova.

Nos dois dias foram expostos trabalhos de professores e alunos, de autores consagrados e autores inciantes além do talento dos jovens estudantes que produziram e atuaram neste evento educativo sob a condução da prof Kellen Couto que procurou nesta exposição dar a devida relevância ao ensino e a amplitude das língua e literatura brasileira na vida da comunidade escolar.

Vejam as imagens 


































_________________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

** Registro fotográfico: Kellen Couto/Cucunaca