ARVORES URBANAS - TRISTE FIM


Foto: Árvore cortada no Largo de São Sebastião. Manaus.
 Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.


No sábado, 15 uma árvore mangueira situada na lateral do Teatro Amazonas foi cortada por ordem da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMMAS que afirmou aos meios de comunicação de massa que a ordem inicial partiu da Secretaria Estadual de Cultura - SEC, em meio a indignação popular.
 
Um dos argumentos usados pela Secretaria Municipal era a de que a árvore estava doente, sem informar tecnicamente o tipo e natureza da enfermidade, além dos riscos possíveis para a população de turistas, transeuntes, amantes, namorados, poetas e outros que circulam cotidianamente pelo Largo de São Sebastião.
 
Neste domingo16, pela manhã, encontramos uma concentração de pessoas estarrecidas com a paisagem desoladora e violenta presente ao lado de um dos Teatros mais belos e imponentes do Mundo. Num gesto de protesto, artistas e intelectuais colocaram uma cruz e flores no que restou da árvore, sob o olho das câmeras e o balbuciar dos visitantes.
 
Ninguém assume a ação, ao que parece as Secretarias não possuem titulares, pois se expõem apenas como entidades não havendo a personificação de seus administradores. Em 2011 houve por parte de comerciantes o envenenamento de espécies árboreas nas imediações do Teatro Amazonas e na Avenida Eduardo Ribeiro em Manaus e ninguém foi sequer notificado ou punido.
 
Foto: Mangueira cortada em Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
 
A verdade é que a nossa quente e calorosa Manaus, está cada vez mais quente e seca, sem suas árvores e seus corredores verdes, vide temperaturas que chegaram a 45°C, causando mal-estar em muitas pessoas e ainda, nos damos a permissão para os entes estatais eliminarem as já poucas espécies que adornam a cidade morena, ao oferecem sombra, frutos, moradia aos pássaros, equilibrio ao microclima, beleza cênica e inspiração aos poetas.
 
Ao que parece, em Manaus está ficando cada vez mais claro quem é a favor e quem é contra o Meio Ambiente. Agora, ao lado do magnífico Teatro Amazonas temos um novo ponto turístico, as raízes da mangueira e, se o objetivo era estimular o turismo, saibam que ele já foi alcançado.
 
Nossos pêsames aos Amazônidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário