A procissão de Nosa Senhora da Imaculada Conceição reuniu cerca de 40 mil fiéis em passeata de fé pelas ruas do Centro Histórico de Manaus.
Sobre este ícone da religiosidade amazônica e amazonense, temos a presença de Maria, mãe de Jesus, muito presente na cultura dos amazonenses. Em suas várias denominações, Maria é representada como mãe, mulher e auxiliadora nos sofrimentos, angústias e intercessora pelos cristãos diante da misericórdia de Deus.
No interior do Estado e nas suas mais longínquas comunidades há intensos festejos para celebrar Nossa Senhora, como a Festa de Nossa Senhora do Carmo em Parintins e a de Santa Izabel em Vila Amazônia, vila do município de Parintins.
Ainda há muito a se comprrender sobre o papel da mulher na história da religião. Mas sabemos, que não foi um papel secundário.
Ainda sobre Nossa Senhora da Conceição, paira o fascínio de que um incêndio ocorrido na Catedral de Manaus quando sua estrutura ainda era de madeira, apenas a imagem em papel, restou intacta do incêndio. Fora isto, ainda temos na cultura popular, o fato de que a igreja da Matriz, fora construída sobre a cabeça de uma Cobra-Grande que estaria submersa no Rio Negro á frente de Manaus.
A despeito de tudo isso, afirmamos que é muito bom ver o povo nas ruas manifestando sua fé e compartilhando a paz!
Saudações Geográficas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário