OBRIGADO PADRE GILBERTO CUCAS, SDB

 

FOTO: PADRE GILBERTO CUCAS, SDB.
AUTOR: CUCUNACA, 2012.

Por: Mauro Bechman*

No dia de São João Bosco, o céu ganha mais um dos seus anjos. Faleceu nesta tarde, o padre salesiano Gilberto Cucas. Uma perda muito sentida para quem teve a honra de partilhar alguns instantes com este servo tão especial de Deus.

Eu congregava na paróquia pessoal Dom Bosco no Centro Histórico de Manaus em 2012 e por meu filho mais novo estar estudando no Colégio Dom Bosco passamos a participar das missas e eventos da paróquia.

Foi numa destas missas em que o sábio sacerdote, em sua homilia, nos provocou a pesquisar sobre a Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora exposta na lateral ao altar. Falou da disputa pela imagem e como ela chegara ao Brasil enviada pelo sucessor de Dom Bosco há mais de 100 anos.

E a partir daí iniciei uma busca frenética e no bicentenário de Nossa Senhora Aparecida encontrei a fonte que comprovava a palavra do padre Gilberto e então, muito feliz publiquei a pesquisa nesse blog. Outra vez, comentou que desde criança se encantou pela Igreja Católica e como sua mãe, mesmo sendo protestante, o levava para o catecismo na igreja de sua cidade, respeitando sua vontade.

Na reunião de pais e responsáveis era duro com os pais que faziam do colégio um depósito de seus filhos e não acompanhavam o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Certa vez, fui aguardar meu filho na quadra do colégio e vi aquele senhor de cabelos brancos alegre brincando no meios das crianças na quadra, chutando a bola e se divertindo com elas sem nenhum pudor em ser criança.

De um carisma salesiano sem igual, com sorriso fácil e uma seriedade cândida, hoje no Dia de Dom Bosco, este belo homem retorna a Casa do Pai. Dizem que ele ganhou a fama de ser o "Padre do Povo" dado o seu carismático jeito de conquistar pessoas para a messe do Senhor.

A mim, cabe agradecer pela magnífica passagem desse servo de Deus por nossas vidas. Que Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco abracem este querido em sua Páscoa que não tem fim. E que o Senhor da Vida o tenha em Luz para sempre.

Obrigado Padre Cucas.













Estas fotografias são da Primeira Eucaristia do ano de 2012, realizada na paróquia pessoal Dom Bosco Centro.

_______________________

* Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Centenária do Amazonas. UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário