DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA E O SACRIFÍCIO DO PASTOR

FOTO: DOM SÉRGIO CASTRIANI. 2019. AUTOR: CUCUCANA, 2019.

Por: Mauro Bechman*

Hoje, 19 de agosto, celebramos o Dia Mundial da Fotografia em Homenagem aos inventores desta arte/técnica de captação da vída e do mundo.

Nesta mesma data, em 1839 que o francês Louis Daguerre (1787-1851) na Academia de Ciências inventou uma máquina que foi chamada de Daguerreótipo, antecessora das máquinas fotográficas capaz de registro com certa nitidez a imagem da vida e do mundo. Depois aprimorada e modernizada, chegando até os dias atuais.

Fiz da fotografia uma espécie de hobby. Algumas vezes a imagem saiu bacana em outras, bem...não esqueça que sou amador.

Fotografei lugares, pessoas, objetos e eventos. Tudo amadoramente. Mas, uma fotografia me chamou a atenção Especial. Foi um click feito na Procissão de São Sebastião no dia 20 de Janeiro de 2019 no centro histórico de Manaus. 

Estava posicionado na lateral do Teatro Amazonas em sua etapa e consegui focar no Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani (1954-2021) que naquele momento liderava a Igreja de Manaus, mesmo acometido de uma doença degenerativa.

Na foto, o forte calor manauara, levou o pastor a exaustão e poucas pessoas perceberam o fato em meio a tantos fiéis na procissão.

Então, vi a dor do sacerdote no cumprimento de sua missão de fé, no ombro de seu fiel e jovem irmão na fé durante os eventos da Igreja. Uma cena que jamais esquecerei.

Por isso, não escolhi a foto mais bonita ou exótica. Também a foto não tem boa qualidade, pois tanto eu quanto o esquipamento é amador. 

Escolhi aquela que conseguiu mostrar o sacrifício de um cristão diante do povo de Deus, realmente dedicando sua vida ao serviço.

"Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão".

_______________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário