Header Ads Widget

header ads

O BRASIL PROTAGONISTA NA POLÍTICA INTERNACIONAL

 

FOTO: BRASIL E ALEMANHA.
 AUTOR: M. BECHMAN, 2023.

Por: Mauro Bechman*

Nesta segunda-feira 30/01 numa visita diplomática ao Brasil o primeiro ministro da Alemanha Olaf Scholz, com uma agenda que vai desde o meio ambiente a temas frágeis como o Conflito militar na Ucrânia, envolvendo a Rússia e a Ucrânia com a participação velada da OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte).

Além de avanços na cooperação bilateral entre as duas nações, a questão do Conflito militar entre Rússia e Ucrânia e aliados, merece um destaque pelo que representa a tomada do protagonismo do Brasil no cenário geoplítico mundial.

Um país como o Brasil privilegiado pela sua natureza, com uma população constante e crescente mercado consumidor, certamente teria uma posição de destaque na arena global.

Nessa primeira participação diante de questões mundiais como o Conflito Armado na Ucrânia, o Brasil volta-se aos interesses nacionais, inclusive sugerindo a criação de um grupo de paz envolvendo a China, seu principal parceiro comercial e integrante do Brics que mesmo não sendo uma aliança militar, tem atraído parceiros econômicos como o Irã e a Argentina. 

Em geopolítica ao se há previsões seguras, mas o certo é que a nosso ver, teremos mais um Brasil presente relevante e necessário neste cenário de construção da Paz e configuração do novo mapa do mundo após este Conflito envolvendo a Rússia e a Otan em território ucraniano. 

Aliás, um momento crítico devido os fortes avanços militares no teatro de operações feitos pelas forças da federação russa. 

Se o Brasil vai ter capacidade de propositura para a paz e ser o ponto fora da curva, veremos. O certo é que o Brasil retorna a cena geopolítica de forma lúcida e como signatário da carta da ONU.

___________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Postar um comentário

0 Comentários