Header Ads Widget

header ads

AZIZ NACIB AB'SABER, O Brasil mais Brasileiro.

Foto: Geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber. Fonte: www.sosriosdobrasil.blogspot.com

Nesta sexta-feira, 16 recebemos a triste notícia do Falecimento de um dos mais importantes Geógrafos brasileiros. Aziz Nacib Ab'Saber, formado pela Universidade de São Paulo - USP, foi durante toda a sua vida um geógrafo militante de reconhecida envergadura intelectual, era de fato um Geógrafo que fazia do exercicio da profissão, um trabalho incansável de conhecimento da realidade brasileira e dos brasileiros.

Nos anos 1990, esteve em Manaus, onde pude conhecê-lo pessoalmente e, ainda estudante de Geografia além da honraria, buscávamos montar uma Biblioteca específica para o curso. De fala mansa e sorriso singelo, nos atendeu após palestras para movimentos sociais ligados a Igreja Católica. E, nesta mesma década, enquanto se falava em "Custo Brasil", ou seja, quando se defendia que as regiões norte e nordeste eram um "fardo" para os brasileiros do sudeste, o grande geógrafo em documentário para a Rede Cultura, bradou "Eu sou um brasileiro, dos confins da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga, dos campos sulinos e das matas" (adaptação de minha lembrança). Os amazônidas, nordestinos e pantaneiros pagaram "caro" pela urbanização do Sudeste, sacrificando suas vidas em terras longíquas, sem arruamento, sem energia elétrica, sem educação e sem ciência e neste gigantesco país nada mais falso do que dizer que os brasileiros do norte e nordeste são "um fardo" para o país!

Aziz, concorreu para o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) em 1994 e teve seu nome preterido pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso que nomeou outro para o instituto. Nunca foi um geógrafo de escritório, viajou pelo espaço brasileiro, conhecendo e vivendo com as populações urbanas e rurais, compreendendo e inventando este Brasil. A contribuição de Ab'Saber extrapolou os campos da Geografia, chegando a subsidiar o Turismo, o Planejamento Regional, as Politicas Públicas. É graças ao seu trabalho que o território brasileiro ganhou uma regionalização mais adequada e tecnicamente acertada, regionalizando o Brasil e suas paisagens em Macrodominios de Natureza, subsidiando uma enormidade de trabalhos. Na década de 1950 sobrevoou e margeou a cidade de Manaus e o magnífico domínio amazônico, realizando mapeamentos e registrando em fotografias e desenhos as paisagens da hileya humboldtiana.

Ab'Saber, de escrita erudita e estilo inconfundível, realizou a plena metamorfose da escrita geográfica sobre o Brasil, com rigor científico e a beleza da "pena" de um poeta viajante, revelou ao Brasil uma Amazônia superlativa, magestosa e fascinante, pois assim nos dava a localização do Dominio Amazônico:

"No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta - que tornou possível o advento do homem - a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude. Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto em anfiteatro, enclausurado entre a grande barreira imposta pelas terras cinsandinas e pelas bordas dos planaltos Brasileiro e Guianense". 

(Texto extraído de "Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas" Ed. São Paulo: Ateliê editorial. 2011).

Graças ao grande  geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, o Brasil é hoje cada vez mais Brasileiro! Uma perda do tamanho do Brasil. Aos familiares, nossos sentimentos e como amazonense e amazônida, nossa eterna gratidão!

Descanse em paz grande brasileiro.

Postar um comentário

0 Comentários