Foto: Biblioteca de Geografia. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012. |
Discurso de Colação de Grau no Auditório da Escola de Enfermagem, proferido em Janeiro de 1999 por ocasião do recebimento da grau em Geografia, em que tive a honra de escrever este discurso e apresentá-lo na cerimônia. No contexto, o presidente da República era Fernando Henrique Cardoso e no cenário político, o ingresso do neoliberalismo no Brasil. Tempos de luta pela não privatização da Universidade do Amazonas.
Boa noite Senhor Magnifico Reitor da Universidade do Amazonas, Senhor Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, demais membros da Mesa, colegas formandos, senhores e senhoras aqui presentes.
Hoje é um dia Especial, não duvidem disso! É um momento singular em que a sociedade recebe seus filhos. Ingênuos são aqueles que pensar ser dias adversos os vindouros, ingênuos são aqueles que negligenciam a inteligência e a força que emana da sociedade. Mas, sábios e nobres são os que superam os obstáculos onde só os fracos naufragam, pois nem sequer lutam. A estes, está guardado o lugar na penumbra, onde jamais experimentarão a lágrima de uma derrota ou ainda a glória de uma grande conquista.
São sábios e nobres os que lutam sempre...sempre! São os sábios que edificam grandes coisas e que dão mais sentido ao viver. Mas, é tão desafiador ser um sábio! E, como poderei sê-lo? Saiba sociedade, que todos somos sábios, na arte do devir e na construção histórica de novos espaços.
Nestes momentos díficeis que atravessa a sociedade, a nossa casa - a Universidade - tem sido ferozmente atacada, e ela tem resistido dignamente como resistem os nobres, seus servidores, seus mestres e seus estudantes. Ela nunca será um problema para a sociedade como pensam os ingênuos, mas pelo contrário, será nela que estarão as várias soluções, os vários caminhos para se extinguirem os males da sociedade. A Universidade é ainda mais, ela é a Cidadania, um encontro perfeito entre o saber e a sociedade. Por isso, é preciso lutar!
Aos graduandos...nossos caminhos se cruzaram... somos das Artes, da Geografia, da História e da Filosofia, somos antes de tudo isso, vossos filhos sociedade. Para vós estamos retornando e vamos retornar os saberes que apreendemos nessa nossa casa - a Universidade, nesse nosso espaço que a cada construimos com o nosso esforço e a sua permissão sociedade.
Em tempos idos, estávamos ali, a ler, a refletir, a discutir, por vezes, tênuamente e por muitas e muitas vezes, arduamente, mas sempre construindo um Novo Dia, de Novos Sonhos, de Novos Ideais e de Novas Utopias - as Nossas Utopias!
Muito Obrigado Meu Deus!
Muito Obrigado Sociedade!
Muito Obrigado Universidade!
0 Comentários