HISTÓRICO DO GARROTE MALHADO
Dedico esta postagem ao Amo "Raimundão" e toda sua Família pelo carinho dado a este brinquedo de São João nestes 67 anos de Garrote Malhado que deu sentido á minha infância e a de muitos brincantes do Boi-Bumbá de Manaus e do Amazonas!
Fundado em 1945, o "Boi Malhado", de propriedade do senhor Mestre Ceará, na rua Ajuricaba, no bairro Cachoeirinha, perto da Sede Orion.
Na época o boi se chamava "Malhado Malabar". Os amos eram chamados naquela época de Pedro-Beira-Mar, Pedro Toledo e o próoprio mestre Ceará. E o Sr. Raimundo já era brincante. Tendo como personangens: Catirina, Pai Francisco, Cazumbá, Burrinha, Jacurarau, Padre e Doutor.
No ano de 1958, passou para a mão do Sr. Raimundo Nonato da Silva, que naquela época morava na rua Visconde de Porto Alegre, n° 827. Depois de estar em sua responsabilidade, o Boi passou a se chamar Garrote Malhado. E hoje reside no Conj. 31 de Março, bairro do Japiim II.
Foi em 1965 vice-campeão, o melhor garrote em 1967, no XII Festival Folclórico do Amazonas. O melhor garrote em 1968, no XIII. Melhor garrote em 1971. Em 1972 ganhou a Taça Walter M. Freitas. No XVII Festival Folclórico foi o melhor Garrote em 1973. No XXV Festival ficou em 3° lugar em 1981, e recebeu o Jubileu de Prata.
No governo José Lindoso, foi campeão em 1982, Bi-campeão em 1983 e Tri-campeão em 1984. Em 1985, não houve prêmio, e em 1986 ficou em 3° lugar, em 1987 ficou em 2° lugar. Em 1988 também ficou em 2° lugar. Em 1989 ficou com o vice-campeonato. Em 1990 foi campeão, e passou para a categoria especial. Teve como amo as jovens Sara e Weberlândia e o famoso Raimundão.
De 1991 a 1993, o Garrote Malhado ficou em 3° Lugar e em 1994 não houve concorrência.
As cores padronizadas do Garrote Malhado são para os vaqueiros, o vermelho e branco e para os rapazes, o azul e branco.
_______________________
NOTA: Este texto foi adaptado do orginal, escrito em papel ofício, fornecido pelo próprio proprietário e amo Raimundo Nonato, o "Raimundão". Hoje, o Garrote Malhado ainda exibe-se sob o camando de outro amo num curral nas imediações da Av. Santa Cruz Machado no bairro do Japiim.
Longa Vida ao Garrote Malhado, o Fama!
6 Comentários
Que a nossa cultura não se perca diante da parintinização dos Bois de Manaus, sem desmerecer a "Festa de Parintins" que amo, mas a idéia de Boi-Bumbá que conheço e aprendi a amar é do Boi-Bumbá de Manaus! Saudações Geográficas!
ResponderExcluirSou neto do Raimundão. Muito feliz encontrar esse pequeno artigo informativo. De fato um dos melhores brinquedos de São João.
ResponderExcluirSou neto do Raimundão. Muito feliz encontrar esse pequeno artigo informativo. De fato um dos melhores brinquedos de São João.
ResponderExcluirHonrado pela sua presença neste espaço. Espero que as universidades e a sociedade reconheça a contribuição deste importante folguedo para a identidade dos amazonenses e dos manauaras. Saudações!
Excluirto lendo isso so pra sentir saudades do meu velho que esse ano(2021) nos deixou por causa da maldita COVID. RAIMUNDO NONATO DA SILVA o melhor .
ResponderExcluirCom muita tristeza recebemos essa notícia. Todos perdemos. A Cultura do Amazonas perde com a partida precoce desse amo do Boi Malhado. Nosso profundo pesar e que o Senhor de Infinita Misericórdia o receba em sua Páscoa Eterna e que Maria mãe de bondade console a todos os familiares e queridos do amado "Raimundão".
ResponderExcluir