SALVE 5 DE SETEMBRO - DIA DO AMAZONAS!




Foto: Monumento Tenreiro Aranha. Praça da Saudade. Manaus. AM.
Autor: Geóg. M. Bechman,2012.

Hoje, é celebrado e comemorado o Dia da Elevação do Amazonas á categoria de Província. Uma data importante para os amazonenses, pois exatamente no dia 05 de setembro de 1850, o Amazonas deixava de ser comarca da Província do Grão-Pará para tornar-se senhor e ator de seu destino político no cenário brasileiro.
 
Foto: Homenagem Póstuma a Tenreiro Aranha. Marçonaria.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
 
As lutas pela emancipação do Amazonas tiveram seu ápice na Revolta Popular pela Emancipação em 1832, em que amazonenses enfrentaram tropas provinciais legalistas. Objeto histórico ainda pouco aprofundado, mas que retrata que a História se inscreve nos espaços geográficos a partir da mobilização das massas populares.

Foto: Bandeira do Estado do Amazonas. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

 
O papel da Igreja Católica fora fundamental na busca pela emancipação política, graças á participação de Dom Romualdo Antônio de Seixas em 1826 e a posteriori de Frei José dos Inocentes, o Amazonas conseguiu seu intento autonomista. Neste esforço somaram-se outros nomes como os de Souza Franco e Jerônimo Coelho. Também da mesma forma,  devemos destacar a mobilização da marçonaria impregnada dos ideais liberais que apoiaram a reinvidicação para o surgimento de uma nova província no norte do país. Assim, sob a égide das lutas sociais e politicas, o Amazonas passa a figurar no quadro das províncias brasileiras, não apenas pelo ideário de suas elites, mas pela força dos amazonenses.
 
Hoje, na Praça da Saudade - Centro de Manaus - fora celebrada uma solenidade em reverência ao vulto cívico de João Baptista de Figueredo Tenreiro Aranha, primeiro governador da Província do Amazonas. Uma homenagem póstuma, ao edificador do Amazonas. E, como parte das comemorações à Semana do Amazonas e da Pátria, hoje teremos os desfiles cívicos das escolas das redes pública e privada no Centro de Convenções - Sambódromo - um exercício de civismo e amor ao Amazonas e aos amazonenses.
 

Lembro ainda, que o Amazonas possui uma dos mais belos hinos do Brasil, com letra do poeta Jorge Tufic e música do maestro Claúdio Santoro, um hino que nos orgulha e emociona pela singeleza e elegância com que retrata a história deste magnifico e majestoso espaço chamado Amazonas.  
 
Saudações Amazonenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário