Foto: Globo Terrestre. Autor: Geóg. M. Bechman, 2013. |
Entretanto, a leitura do dado - que não conhecemos a Metodologia de Pesquisa - parece nos sugerir um outro espectro que não baseado nas análises já citadas. Se analisarmos, que apenas 1% dos profissionais estão atuando na área de formação, isso significa dizer que há 99% de espaço de trabalho ainda não plenamente ocupado, ou seja, este profissional possui amplas condições de expandir sua carreira e ter sucesso profissional, dado o caráter sui generis de sua atividade, seja no campo da pesquisa técnico-científica, seja na educação.
Talvez, o que falte ao profissional da Geografia seja a capacidade de se ver como um profissional em plena condição de enfrentar o desafio da empregabilidade e das grandes possibilidades de sucesso, seja qual cânone da Geografia ele for abraçar, seja no campo das Geoteconologias, Meio Ambiente e ou Sociedade. Em poucas palavras, a questão da auto-estima se interpõe enquanto obstáculo impedindo que o profissional veja "por cima dos muros". E, isto tem refletido na falta de vigor de suas instituições representativas e na sua incapacidade de afirmação diante das outras profissões.
Atualmente cresce o número de jovens geógrafos e geógrafas que se consolidam profissionalmente seja na carreira pública ou privada, no ensino, na pesquisa e no empreendedorismo, talvez observando que há 99% de espaço para crescer e obter sucesso.
A despeito disto, hoje é o Dia do Geógrafo e cada profissional deve ter neste dia ao menos um instante seu importante papel para a sociedade e para o meio ambiente, além é claro, de celebrar e comemorar este dia especial que saúda os geógrafos e as geógrafas do Brasil.
Parabéns e Saudações Geográficas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário