DISCURSO DO PARANINFO DAS TURMAS FINALISTAS 2025 TURNO VESPERTINO DA E.E. HOMERO DE MIRANDA LEÃO

 

FOTO: COLAÇÃO DE GRAU ENSINO MÉDIO.
HML 2025. AUTOR: CUCUNACA, 2025

DISCURSO DO PARANINFO DAS TURMAS FINALISTAS 2025 DA E.E. HOMERO DE MIRANDA LEÃO – Prof. Me. Mauro Jeusy Vieira Bechman*


Ilustríssimo senhor Professor Adriano Ferreira Silva, Diretor da E. E. Homero de Miranda Leão, ilustríssimo representante da Coordenadoria Distrital 06 da SEDUC, senhores pedagogos, colegas professores, funcionários, pais, responsáveis, familiares e formandos, com alegria e satisfação saúdo a todos e todas.

Nesta noite especial, estamos aqui reunidos por um dos mais importantes e belos motivos, a formatura destes jovens que ousaram acreditar numa das instituições mais valiosas quanto necessárias para a evolução da humanidade, a Escola.

Por cerca de 12 anos, a instituição Escola partilhou com as Famílias, o acompanhamento e o convívio com estes jovens. Um convívio que oscilava quase sempre entre revisões, parceria e acolhimento. E nesta relação de complementaridade, as duas instituições, tanto a Escola quanto a Família foram sendo reedificadas e fortalecidas.

No cotidiano do ensino médio, a rotina da escola, as várias disciplinas, os vários professores e professoras, os técnicos, os administradores, os pedagogos, as funcionárias da cozinha...uma família expandida com todas as suas limitações e suas virtudes. Enfim, uma Família.

Com os mestres e mestras, o tão falado choque de gerações, diluía-se nas cobranças, nas tarefas e nos sorrisos partilhados e até mesmo quase completamente desaparecia durante os festejos juninos na quadra de esportes ou na torcida pelos times do Terceirão durante os jogos interclasses.

Na sala de aula, os vários personagens e as diversas situações, antes tão presentes, passarão a ser agora, uma boa memória: a paquera despretensiosa, o talarico, a mais bela do baile, os craques em jogos eletrônicos, as amigas inseparáveis, o aperto para entregar os trabalhos, o desespero diante das provas para quais não se preparou, a fila da merenda... a partir de hoje, tudo agora será apenas uma boa memória dos tempos de escola.

E vocês, chegaram.

O ensino médio foi mais um dos muitos ciclos que vocês viverão daqui em diante, seja na profissão que escolherem, seja no desejo de chegar à universidade ou a outros belos projetos que queiram abraçar. 

Peço apenas que não renunciem a seus sonhos e não deixem que alguém venha desmerecê-los ou minimizar suas vitórias. Todos os eventos que lhes ocorrerem pertencem unicamente a vocês. É sua vida e por isso, por menor ou maior que seja sua vitória, a celebre!

Por fim, minha gratidão por me derem a honraria de ser seu paraninfo. Eu, sinceramente não sei o porquê após tantos gritos de: Anote! Anote! Anote! Vocês tiveram a gentileza de me incluir entre seus homenageados.

A campainha tocou.

Foi um prazer conhecê-los e conhecê-las e ter tido a oportunidade de participar em suas histórias, aqui fica o meu abraço forte, terno e verdadeiro e um beijo carinhoso em cada um e cada uma.


Sejam muito felizes.


Anote.


































______________________________________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM (1909)

Nenhum comentário:

Postar um comentário