| FOTO: BIBLIOTECA. AUTOR: GEÓG. M. BECHMAN, 2013. |
Notas sobre Palestra "Educação socioambiental corporativa" proferida na X Semana de Administração da Fametro 2013.
No dia 13 deste mês proferimos palestra por ocasião da X Semana do Curso de Administração da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, com o tema sobre Educação socioambiental corporativa. Neste sentido, buscamos abordar um tema amplo e pontuar alguns itens essenciais para uma inserção integradora da questão ambiental junto ás organizações. Sob este aspecto, produzimos algumas notas da palestra que agora compartilhamos com todos nossos amigos e parceiros.
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA
CONTEXTUALIZAÇÃO: Num primeiro momento contextualizamos a questão ambiental tomando como referência histórica o processo de industrialização mundial iniciado em meados do século XVIII em que as primeiras ofensas são dirigidas ao meio ambiente, com a invenção das máquinas industriais e a edificação de um novo processo produtivo. A poluição e os rejeitos da indústria crescente são a expressão visual e sensitiva deste novo tempo.
AS PRIMEIRAS PREOCUPAÇÕES: Certamente as primeiras preocupações com a questão ambiental encontrar-se-ão nas ações e questionamentos proferidos pelos movimentos de contestação da ordem social vigente (Capitalismo). São assim, uma bandeira de luta dos movimentos sociais de contra-cultura (hypiis), movimentos anarquistas, sociedades de proteção dos animais e movimentos pacifistas muito presentes na segunda metade do século XX.
Os eventos ligados a temática ambiental terão maiores repercussões por conta da ampliação e burocratização do debate com o ingresso das questões ligadas ao meio ambiente na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). Desse modo, tomando como ponto de partida a Conferência de Estocolmo na Suécia em 1972, a questão ambiental uniu as preocupações ao ser humano, além de inserir as empresas no contexto dos debates, promover a educação ambiental como propulsora e disseminadora da consciência ambiental, além da criação de várias entidades e organismos internacionais direcionados ao meio ambiente. A esta conferência somam-se outros grandes esforços como as conferências mundiais, protocolos e ações ligadas á questão ambiental.
A QUESTÃO AMBIENTAL E AS EMPRESAS: Certamente após a Conferência de Estocolmo, o ambiente das empresas viria a passar por uma série de transformações e adequações, bem como, as conferências sobre meio ambiente e desenvolvimento como a RIO-92 trouxe á baila uma forte crítica aos padrões de consumo das sociedades capitalistas, o que vem impulsionando algumas mudanças significativas no processo produtivo das empresas bem como nas suas formas de gestão e gerenciamento. Além do que, a proposta de uma AGENDA 21 para os países, tem peso significativo nas mudanças esperadas para um novo modelo de desenvolvimento. Também, o Protocolo de Kyoto em 1987 que lançou as bases para uma "Economia Verde" proveu a sociedade mundial de instrumentos como o MDL (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo), as CER (Certificados de Redução de Efluentes) e o universo do Mercado de Carbono, hoje em plena atividade na economia do século XXI. Da mesma forma, cujas contribuições do Relatório "Nosso Futuro Comum" ou Relatório Brundland (1997) para uma mudança na concepção de Desenvolvimento para um modelo de Desenvolvimento que seja econômico, social, ambiental e sustentável.
MUDANDO OS HÁBITOS E TOMANDO ATITUDES: Alguns importantes pontos destacamos para uma atitude ambiental na empresa, como a implantação de um sistema de gerenciamento ambiental - SGA; a adoção de uma rotina de treinamentos e qualificações no campo ambiental, além do conhecimento cada vez mais necessário da legislação ambiental e da implantação de um Marketing Ambiental que comunique aos colaboradores, fornecedores, clientes e á sociedade que nossa empresa possui uma identidade ambiental. Mas de nada valerá a pena, se não tomarmos de fato, o compromisso de mudar nossos hábitos e tomar novas atitudes.
Saudações Ambientais!
Olá mestre Mauro! Já te sigo... E fico no aguardo das fotos = )
ResponderExcluirOlá Rockson! Alegria em tê-lo aqui neste espaço! Compartilhe as fotos que estarão neste blog e em nossa fanpage do blogdobechman no facebook! Saudações Geográficas!
ResponderExcluir