ITÁLIA X INGLATERRA 2014 - ARENA DA AMAZÔNIA

FOTO: ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. ED. 2014. AUTOR: M. BECHMAN, 2014.

Neste sábado 14, estaremos presenciando um dos mais importantes clássicos do futebol mundial, válido pela primeira fase da Copa do Mundo de Futebol da FIFA cujo local será o belíssimo estádio "Arena da Amazônia Vivaldo Lima", jogo marcado para as 18 horas (Horário Manaus). Aliás, horário antecipado, não por causa da temperatura, pois o horário fixado pela FIFA era o das 21h horário local, mas para atender ás redes de televisão britânicas que reclamaram de ter que assistir a um jogo durante á noite.

A polêmica gerada em torno desta partida reside na visão da velha justificativa do clima (determinismo geográfico) para justificar a pseudo superioridade de uma civilização sobre outra, o que incensou a imprensa alienada do Brasil e a imprensa local colonizada - que apenas "replica" a produção jornalística nacional.

O fundamento da existência destas manifestações reside no desconhecimento do processo civilizatório e num claro analfabetismo geográfico presentes nas leituras equivocadas e eivadas de preconceitos geográficos de jornalistas e formadores de opinião ao não exercerem a perspectiva da crítica, preferindo a comodidade de replicar tais opiniões formuladas de foma emotiva e desprovida de conteúdo.

As cidades tropicais, especialmente as situadas na faixa intertropical, sempre recebem maior incidência dos raios solares, portanto possuem médias de temperatura anual superiores a 26°C. Manaus, como uma destas cidades, possui uma temperatura elevada e com alta umidade, e mesmo assim, este fato não a impediu de ser a 6ª Economia do Brasil e a Metrópole da Amazônia, além de não haver nenhum registro de óbito por calor nem em Manaus e em nenhuma das cidades amazônicas, fato este contraditoriamente vivenciado em países de clima frio e temperados com invernos rigorosos.

A Copa da Amazônia é em Manaus. Minha cidade com suas classes sociais mas humildes, enfeitaram ruas, casas, vilas, becos, barcos para este evento especial para os brasileiros amantes do ludopédio. Sim, as classes sociais mais humildes deram o sabor de uma Copa do Mundo de Futebol, abraçando uma brasilidade, mesmo que os brasileiros do sudeste do país não reconheçam e muitas vezes rechacem esta amazonidade.

Quando adolescente, por volta dos 16 anos, sonhei em conhecer Londres, por sua cultura e música, além de também desejar assistir a um jogo de futebol, pois como amante do futebol, amava ver os torcedores ingleses cantando nos estádios, empurrando o english team. Tive a sorte do destino me presentear, duplamente pois teremos uma Copa no Brasil e a Inglaterra jogará contra a Itália na minha cidade escolhida como subsede deste mundial de futebol, então Bingo!

Agora, claro que os anos passam e os sonhos ganham novos significados ou perdem sentido de ser. Assim, ocorre que mesmo tendo sido presenteado pela vida por este dois eventos, os fatos, me levarão a torcer para a Itália por amor ao futebol e por amor a Terra dos Manauaras, dos meus parentes e de nosso herói Ajuricaba que deu sua vida por este Solo Sagrado e por estas Águas Eternas.

Sejam Bem Vindos á Terra de Ajuricaba!

Saudações Amazônicas e Amazonenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário