FOTO: GRES VITÓRIA RÉGIA. AUTOR: CUCUNACA, 2019 |
Neste sábado 02, ocorreu o Desfile das Escolas de Samba no Centro de Convenções na Zona centro oeste de Manaus. Cerca de 120 mil pessoas entre foliões e sambistas compareceram, em nossas estimativas. Das escolas de samba do grupo especial, destacamos três em particular, a primeira, a Primos da Ilha, cujo samba enredo é um dos melhores do triênio 2016-2019 que se mostrou com um grito de igualdade entre as pessoas propondo o fim das várias formas de preconceito hoje bastante banalizados nos meios de comunicação tradicional e nas chamadas redes sociais privadas. A escolha do samba enredo, antenado ao momento histórico do Brasil com a ascensão de um discurso sectário. Não deixa de ser uma referência para historiadores, geógrafos e cientistas sociais, o desfile da Gres Primos da Ilha, do bairro de São Francisco, um reduto de importante resistência afro-brasileira na Vila Mamão.
O segundo destaque vai para o desfile da Gres Vitória Régia do bairro da Praça 14 de Janeiro, que surpreendeu a todos os presentes de forma positiva, com um desfile belo e altivo. O quesito fantasia trabalhado este ano com maior acuidade e também criatividade, o que agradou ao público presente. A tradicional verde e rosa da Praça 14 de Janeiro parece estar chegando a um carnaval para o século XXI sem perder a primazia do samba amazonense.
A terceira escola a ser destacada é a Gres Vila da Barra, com o melhor samba de enredo de 2019, a escola do bairro da Compensa tem sido a agradável surpresa dos últimos anos. As alegorias da agremiação já possuem uma concepção bem mais contemporânea que suas co-irmãs. Detalhes laterais e na parte detrás das alegorias, bem como algumas voltadas para o público das arquibancadas, mostra que estamos no século 21 e que beleza, o carro alegórico abre-alas hein? As fantasias também já começam sem esforço. Não precisa reinventar a roda em algumas situações na confecção das fantasias, elas falam por si sós. E é só estarem interagindo com o enredo. A Vila vem crescendo a cada ano, e se sobreviver a 2019, penso que já teremos uma escola certinha pra o carnaval de Manaus, a "pepita da zona Oeste".
As demais escolas de samba, apresentaram um belo carnaval e delas certamente sairão algumas campeãs para este ano. Destacamos apenas estas três, por em nosso entendimento, estão apontando para onde deve caminhar o desfile das escolas de samba em Manaus, no que diz respeito aos enredos, sambas enredos, carros alegóricos e fantasias.
Saudações Carnavalescas!
0 Comentários