FOTO: SÍMBOLOS CATÓLICOS. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
Para os cristãos católicos a Semana Santa sempre foi um período especial que antecede a Páscoa do Senhor. Viver este periodo significa reafirmar e reviver a vida, paixão e ressurreição de Cristo.
Neste sentido, a Igreja faz algumas recomendações para que os fiéis sejam mais discretos, contidos e serenos em suas condutas. A prática do Jejum evitando comer carne e a abstinencia de hábitos como bebidas alcoólicas e outros comportamentos como ouvir músicas em alto volume, gerar conflitos banais com seus semelhantes, são algumas das recomendações para o catolico e a católica.
Na tradição do catolicismo popular lembro da minha família em que meus pais buscavam obsevar as recomendações da Igreja.
Não consumiamos carne, não fazíamos barulho, líamos a Bíblia, íamos a Igreja fazer momentos de oração e minha finada mãe por se chamar Maria, não pegava em facas, fazia fogo ou se deixava levar inteiramente pelos trabalhos domésticos. Uma semana, realmente baseada na simplicidade.
Sempre foi para nossa família um momento de integração entre igreja e família cujo momento mais sublime era a Missa de Páscoa.
Sendo assim, desejo a todos os meus irmaos e irmãs na Fé uma serena e espirituosa semana santa e um renascer na Páscoa do Senhor!
2 Comentários
Certamente, a medida que as gerações se sucedem, mudanças vão alterando hábitos adquiridos na formação cristã católica.
ResponderExcluirObservamos o surgimento vulgar de fundamentalismos ditos evangélicos, que culminaram nas mudanças dos hábitos respeitosos da sociedade. O natal, a páscoa, pentecostes, e outras datas que proporcionam maior reflexão, estão sendo subtraídas de nosso contexto.
Mas para os conhecedores do saber católico e cristão, são momentos para reflexao e projeção de mudanças para melhor.
adede.silva@gmail.com
Agradecido e honrado pela presença neste espaco Nobre pedagoga. Seja sempre bem-vinda!
ResponderExcluir