Header Ads Widget

header ads

BECKMAN

FOTO: MIGUEL SIQUEIRA BECKMAN & OLIMPIA DE ARAÚJO BECKMAN, 2012.
Por: Mauro Jeusy Vieira Bechkman*

A origem da Família Beckman no Amazonas está ligada a três narrativas: a primeira ligada a Felipe Beckman vindo do Maranhão e ocupante do Bairro da Praça 14 de Janeiro no final do século XIX;  a segunda, vinda do Maranhão para a instalação das redes de telégrafos e com posterior destino a Porto Velho para a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré. Já a terceira e última narrativa fala da chegada do primeiro Beckman ao Amazonas, vindo da Alemanha fugindo da guerra - talvez da 1ª Guerra Mundial (1914-1917) em um navio cargueiro, onde trabalhou como alimentador da caldeira. 

As três narrativas decorrem sobretudo de fontes orais a partir da memória oral familiar. No caso de Felipe Beckman, há registros de sua intensa vivência no bairro da Praça 14. As demais foram colhidas junto a descendentes oriundos do município de Itacoatiara, integrante da região metropolitana de Manaus. 

Focaremos nas narrativas dos descendentes da família oriunda de Itacoatiara. De acordo com os depoimentos orais confirmados por documentos oficiais, o primeiro Beckman foi Adrião Siqueira Beckman que casou com Rosalina Maria Beckman que tiveram por filho Miguel Siqueira Beckman que casou com Olimpia de Araújo Beckman e tiveram como filhos e filhas, Eurico, Nemézio, Avelino, Maria das Graças, Tarciana e Tarcila. Atualmente os descendentes de Nemézio e Avelino Beckman residem em sua maior parte em Manaus.

De acordo com a memória oral, Adrião e Rosalina Beckman viveram no lugar chamado Lago do Miracãera, já desaparecido pela dinâmica do Rio Amazonas. Miguel Beckman casado com Olímpia viveu maior parte de sua existência em Itacoatiara e esporadicamente ia até Manaus. Miguel era carpinteiro, agricultor, seringueiro, pescador e artesão enquanto Olimpia cuidava dos filhos sendo também agricultora.

De acordo com a descrição fornecida por Maria das Graças, obtidas de suas lembranças sobre o convívio com Miguel Beckman, o patriarca Adrião era de tez clara. Informação esta transmitida a ela pelo próprio Miguel quando em vida. Sobre a esposa de Miguel, Olimpia era de tez morena mestiça. Na foto acima, reconstituída e digitalizada, a imagem dos descentes de Adrião e Rosalina Beckman: Miguel e Olímpia.

Os relatos orais representam elementos importantes para a reconstrução da História, mas sempre que possível devem ser reforçados por registros imagéticos e escritos.

Até o momento é o que temos sobre a Genealogia da Família Beckman no Amazonas, especialmente a linhagem fixada a partir de Itacoatiara.

______________________
Pesquisa em progresso e atualização.
* Professor Universitário. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM.


Postar um comentário

0 Comentários