DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE MANAUS 2021

FOTO: GRESC. ANDANÇAS DE CIGANOS.
 AUTOR: CUCUNACA, 2020. 

Fomos ao Centro de Convenções do Amazonas, o gigantesco e popular sambódromo no desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. Um ritual que fazermos praticamente todos os anos desde desde que este espaço foi construído.
FOTO: CARRO ALEGÓRICO.
 AUTOR: CUCUNACA, 2020.

Dos anos 1990 até os dias atuais, muita coisa mudou, inclusive o perfil dos sambistas de Manaus. Estimamos que há cerca de 15 anos atrás, o Centro de Convenções recebia uma gigantesca horda de torcedores e integrantes  das agremiações que já a partir das 17h já quase que lotavam todas as arquibancadas para os desfiles que geralmente começavam às 20h.

FOTO: MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA GRES REINO UNIDO DA LIBERDADE.
 AUTOR: CUCUNACA 2020.

Com o passar do tempo, vimos observando um momento de mudança nesse comportamento. Ano a ano, as arquibancadas do sambódromo foram se esvaziando. Brigas pela posse do evento comercial entre governos do Estado e agremiações, corte de verbas para os desfiiles somados a gerência amadora das escolas de samba contribuíram para o lento esvaziamento da festa de Momo e Como.
FOTO: MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA.
 GRES. A GRANDE FAMÍLIA. AUTOR: CUCUNACA 2020.
Em 2020 creio que chegamos a um dos menores públicos presentes no evento. Escolas até tradicionais desfilaram para poucos presentes. O adensamento populacional dos amantes do carnaval só se tornou possível graças ao término do desfile de cada escola pois, os integrantes que já haviam desfilado, chegavam às arquibancadas dando um certo "engrossamento do público" presente. Não é bom desfilar para si mesmo.
FOTO: MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA.
 GRES VITÓRIA RÉGIA. AUTOR: CUCUNACA 2020.

Diante disso, é necessário que a direção, os patrocinadores, os profissionais da comunicação e sobretudo os dirigentes das escolas de samba busquem formas realistas para que o legado do carnaval do Amazonas seja transmitido às presentes gerações não esquecendo que o samba disputa o mercado do entretenimento e da indústria cultural com diversos tipos de atrativos que vão das festa jovens em clubes, cinemas e bares até igrejas neopentescostais.

Caso, as agremiações insistam no mesmo caminho, talvez em pouco tempo tenhamos que apenas assistir ao desfile do Rio de Janeiro e São Paulo, via televisão e outros meios. Fica o alerta!

________
O desfile das Escolas de Samba de Manaus já foi o 2º maior e melhor do Brasil. Hoje, talvez seja o 4º. Primeiro Rio de Janeiro, segundo o de São Paulo e o Terceiro o de Vitória no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário