Header Ads Widget

header ads

AOS AVÓS NO DIA DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM


FOTO IMAGEM: SANT ANA E SÃO JOAQUIM.
AUTOR: IMAGEM DA INTERNET. S/DATA.

Por: Mauro Jeusy Vieira Bechman*

Hoje a Igreja de acordo com a tradição, celebra o Dia de Santa Ana e São Joaquim, avós terrenos de Jesus. E, também é comemorado o dia dos avós.

No documento de Exortação apostólica pós sinodal Amoris Laetitia (Sobre o Amor em Família, Ed. Paulus, 2016) há uma preocupação do Papa Francisco com as sociedades sem memória em que conhecimento acumulado pelos avós (idosos) é apenas visto como "ultrapassado" gerando assim uma cultura do descarte.

Os idosos nas comunidades são responsáveis pela transmissão da sabedoria e interligação entre as gerações.  E, graças a essa herança, o Evangelho chega também ao presente.

No tocante, aos países nota-se claramente a diferença entre as civilizações que tratam os idosos, as que os descartam marginalizando-os e as que os incorporaram com sentido de gratidão coletiva pois são os idosos responsáveis pelas raízes de uma comunidade ou civilização.

Neste tempo difícil da Pandemia, os idosos estão na faixa de risco de contaminação. Neste sentido, precisamos como sociedade, mais que nunca, volver o empenho e o amor aos avós na atenção a sua proteção diante da ameaça do Coronavirus.

Com amor, paciência e alegria partilhar de suas lições e memórias alicerçando nossas vidas para que nunca esqueçamos de que todos os humanos passam pelas suas quatro estações do tempo. Agindo assim, poderemos sempre transmitir a mensagem de amor e vida às gerações que virão.

Beijo e a benção a todos os avós. Salve Santa Ana e São Joaquim!

________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. UFAM.

Postar um comentário

0 Comentários