FOTO: PRESÉPIO PARÓQUIA DOM BOSCO. AUTOR: CUCUNACA, 2016. |
Por: Mauro Bechman*
Pela manhã, recebemos muitas mensagens de Natal. Que bom que somos lembrados e de várias partes e de até tempos passados. Contatos que fomos perdendo ou por problemas técnicos, por nossa vida correria ou ainda por nossa própria negligência.
O fato é que recebemos e nos congraçamos com as mensagens dos parentes, amigos e queridos que dividem conosco esse tempo no planeta.
Mas, neste Natal há alguma coisa bem mais diferente. Li as mensagens e as leio todas em respeito aos que enviam e porquê adoro receber bençãos e desejos de sucesso. Neste ano, a maior parte das mensagens vem com as palavras, alegria, fé, amor, prosperidade, felicidade, árvores, Papai Noel, luz, presentes e outras, uma verdadeira festa.
Em um certo momento, parei para refletir sobre as mensagens e o clima comercial da data com suas lojas reais e virtuais lotadas, onde o "distanciamento" parece muito, muito distante. Tudo pronto para a festa do Natal, mas me vem algumas questões: "-Natal? Natal de quem? Quem é está nascendo? Qual seu nome? Quem são seus pais? Quem é sua Família? Onde ele nascerá?
E de repente, recorro ás mensagens recebidas e só depois de um tempo de procura pude perceber que na maioria das mensagens não constava o nome do bebê, nem dos pais dele, nem se havia lugar para se hospedarem.
Talvez, se em lugar de tantas palavras de otimismo, as mensagens contivessem os nomes: Jesus, Maria, José ou ainda a manjedoura onde o bebê nasceria, minhas inquietações silenciariam e também o sentido da celebração da data também fosse restaurado como uma mensagem de amor que atravessa o tempo/espaço e se afirma como verdade imutável.
Que neste Natal, Jesus nasça em cada um de nós ofuscando as trevas do mundo e reinando em plenitude e paz. E, que a mensagem do Presépio de São Francisco sempre nos exponha que o ser humano mais importante da humanidade nasceu numa miserável cidade, numa gruta onde se abrigava os animais sob a noite escura e fria em que pobres pastores presenciaram o nascimento do Salvador do Mundo, Jesus Cristo para sempre podermos lembrar do rosto da salvação em cada nascimento e em cada um de nossos semelhantes.
Bom Natal a você minha amiga e meu amigo.
____________________________
* Agente da Pastoral do Batismo da Área Missionária São Paulo Apóstolo AMSPA na Comunidade São João Batista.
0 Comentários