PAULO E A MUNDIALIZAÇÃO DO CRISTIANISMO, comentário.

 

FOTO: OBRA. PAULO AGENTE DE PASTORAL E SEMEADOR DE COMUNIDADES.
AUTOR: CUCUNACA, 2021.

Por: Mauro Bechman*

Um breve comentário sobre a obra "Paulo, agente de pastoral e semeador de comunidades" de Luiz Alexandre Solano Rossi & Ildo Perondi publicado pela editora Paulus em 2019 integrando a coleção, O Mundo da Bíblia, 4. 

O trabalho conciso e elucidativo, expõe de forma didática a vida e paixão do Apóstolo Paulo de Tarso a partir de uma riqueza informativa com mapas das viagens de Paulo na propagação da fé cristã no Mundo antigo, especialmente nos primeiros séculos após Pentecostes.

Na obra os autores, trazem as dificuldades terrenas e teológicas daqueles primeiros dias, onde as primeiras comunidades cristãs são criadas, os descaminhos e as suas superações. As cartas Paulinas, contextualizadas e comentadas nos situam na história.

Uma presença oportuna das mulheres no apoio a fundação de prósperas comunidades. E, os vários perigos encontrados no "caminho", sejam eles advindo de governos, seitas agnósticas, dissimuladores da fé, os chamados "falsos profetas".

A obra é um roteiro de vivência Paulina. O apóstolo dos gentios, foi um dos apóstolos que mais difundiu no cristianismo pelo Mundo, especialmente em direção ao ocidente.  A fé, o trabalho e a caridade, são presenças nesse testemunho de vida cristã.

Já iniciei novamente a leitura...


__________

*Agente da Pastoral do Batismo da Comunidade São João Batista integrante da área Missionária São Paulo Apóstolo AMSPA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário