![]() |
| FOTO: CONVERSAS COM IÇAMI TIBA. 2008. AUTOR: CUCUNACA, 2021. |
Durante este período de Isolamento Social, aproveitamos para um garimpo pela nossa limitada estante de livros.
Nessa peneira, algumas pepitas nos aparecem. E uma destas pepitas, é a obra deste amante da educação dos jovens e das famílias chamado Içami Tiba.
No terceiro volume da obra Conversas com Içami Tiba, publicado pela Editora Integrante, São Paulo, 2008, o autor nos oferece uma taxonomia das gerações de pais/mães e o quanto isso influencia na educação dos jovens da geração do patriarca empreendedor a geração dos folgados que cederam espaço a geração de filhos cada vez mais tiranos, fazendo questão de afirmar que nenhuma família pode ser regida por uma criança.
Noutro ponto, Içami Tiba, chama a atenção para o papel da educação familiar e a delegação da educação para a escola, explicitando com maestria, quais as funções de cada instituição no ato educativo, a Escola e a Família.
Ainda no texto, a preocupação do psicólogo com as drogas na adolescência e a influência da tecnologia no processo de aprendizado e suas disfunções na vida dos jovens. A auto disciplina diante da liberdade de escolha, torna-se elemento essencial nestes tempos em que a família está aberta ao mundo.
O texto de Içami Tiba retoma o papel dos pais na educação dos filhos e nos convidar a refletir sobre que gerações nós e nossos pais foram formados.
É em suma, uma mensagem ao ser humano que vive sua eterna busca pela felicidade. Este pequeno livro, é daqueles que a gente se queixa: "Onde eu estava que não li este livro antes?" Afinal,
"Quem ama, educa." (Içami Tiba).
_______________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Antes tarde do que nunca, né, Mauro?
ResponderExcluirExato! Os labirintos da vida profissional as vezes nos afasta do essencial. Obrigado pela leitura. Saudações Socioambientais 🌻🌿
Excluir