CONVERSAS COM IÇAMI TIBA, VOL. 3; Comentário


FOTO: CONVERSAS COM IÇAMI TIBA. 2008. AUTOR: CUCUNACA, 2021.


Por: Mauro Bechman*

Durante este período de Isolamento Social, aproveitamos para um garimpo pela nossa limitada estante de livros. 

Nessa peneira, algumas pepitas nos aparecem. E uma destas pepitas, é a obra deste amante da educação dos jovens e das famílias chamado Içami Tiba.

No terceiro volume da obra Conversas com Içami Tiba, publicado pela Editora Integrante, São Paulo, 2008, o autor nos oferece uma taxonomia das gerações de pais/mães e o quanto isso influencia na educação dos jovens da geração do patriarca empreendedor a geração dos folgados que cederam espaço a geração de filhos cada vez mais tiranos, fazendo questão de afirmar que nenhuma família pode ser regida por uma criança.

Noutro ponto, Içami Tiba, chama a atenção para o papel da educação familiar e a delegação da educação para a escola, explicitando com maestria, quais as funções de cada instituição no ato educativo, a Escola e a Família.

Ainda no texto, a preocupação do psicólogo com as drogas na adolescência e a influência da tecnologia no processo de aprendizado e suas disfunções na vida dos jovens. A auto disciplina diante da liberdade de escolha, torna-se elemento essencial nestes tempos em que a família está aberta ao mundo.

O texto de Içami Tiba retoma o papel dos pais na educação dos filhos e nos convidar a refletir sobre que gerações nós e nossos pais foram formados.

É em suma, uma mensagem ao ser humano que vive sua eterna busca pela felicidade. Este pequeno livro, é daqueles que a gente se queixa: "Onde eu estava que não li este livro antes?" Afinal,

"Quem ama, educa." (Içami Tiba).


_______________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.






2 comentários:

  1. Antes tarde do que nunca, né, Mauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Os labirintos da vida profissional as vezes nos afasta do essencial. Obrigado pela leitura. Saudações Socioambientais 🌻🌿

      Excluir