![]() |
| FOTO: MINICURSO. AUTOR: IVANILDO SILVA, 2021. |
Nos dias 18 e 22 de outubro das 20h ás 21h30, o Serviço de Apoio á Pastoral da Comunicação - SEPAC com a Editora Paulinas promoveu o minicurso: A Comunicação na Igreja: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil_evangelização na compreensão e nas práticas pastorais com a assessoria da Dra. Joana T. Puntel, fsp. Jornalista e Doutora em Ciências da Computação. O minicurso foi realizado na modalidade on line, via Google Meet e sendo direcionado a agentes pastorais e demais interessados na temática.
![]() |
| FOTO: PARTICIPANTES. AUTOR: IVANILDO SILVA .2021 |
Por: Mauro Bechman*
De forma didática, a assessora buscou expor a importância do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Vol 99) para a reflexão e a prática cristã diante dos meios de comunicação e das novas tecnologias e linguagens para o anúncio da Boa Nova. Apresentando uma linha histórica, Dra. Joana Puntel, fsp, contextualizou as preocupações da Igreja com a comunicação até a publicação do Diretório, mostrando que o objetivos do documento estão co-relacionados a motivar, atualizar e aprofundar a comunicação da Igreja animando a vida das comunidades eclesiais, estabelecendo assim um diálogo com sociedade.
Neste sentido, um destaque especial para a participação dos leigos e da pastoral da Comunicação nas diversas dimensões da ação da Igreja, que deve ser vista como um sentido transversal, perpassando os demais serviços pastorais e de evangelização. Desvelar e interceder no processo comunicacional tendo como o modelo de Jesus Cristo, que comunica de "dentro do povo" evangelizando com a linguagem do povo. Assim sendo, não se deva esquecer de que a missão é "Comunicar a fé" nas comunidades, seja na Liturgia, seja em qualquer outro serviço pastoral.
Não poderia deixar passar desapercebido, o papel da Ética tão esquecido na comunicação, princípio que coloca o ser Humano no centro da comunicação gerando um humanismo que revele a "beleza do ser humano" diferente dos esterótipos propostos pela mídia corporativa que trata a comunicação como consumo. Daí a necessidade imperiosa de se consultar sempre os documentos da Igreja e de suas diretrizes para uma comunicação humanista e ética que centralize o papel de Jesus.
Sobre o comunicador, não se deve esquecer a espiritualidade que o humaniza e alimenta suas forças para o serviço da comunicação, pois do contrário, ele estará exposto ás fraquezas e limitações que serão encontradas ao longo do caminho pastoral. A formação e a profissionalização do comunicador torna-o mais capacitado para o serviço pastoral.
Sempre uma riqueza,os cursos, palestras e seminários promovidos pelo SEPAC e desta vez, com a Dra. Joana Puntel que nos brindou com um minicurso sobre o Diretório de Comunicação no Brasil, ficando em nós, um gostinho de quero mais.
Parabéns aos organizadores e aos participantes.
_____________
*Agente da Pastoral do Batismo da Comunidade São João Batista CSJB AMSPA.


Importante atitude, a igreja só cresce com as mentes disponível para ampliar o umiverso dos diretórios pastorais. Parabéns aos organizadores, que Deus seja louvado sempre!
ResponderExcluirSim. A Igreja comunica com ética e princípios cristãos a verdade libertadora. Agradeço sua presença professora! Seja sempre Benvinda!
ResponderExcluirO Diretório é um documento que deve fazer parte da formação dos agentes pastorais. Refletir sobre a comunicação na Igreja é fundamental para a caminhada cristã. Grata pelo texto, Mauro.
ResponderExcluirSim. Grato estamos por um minicurso tão bem conduzido. Que tenhamos sempre a luz dos diretórios! Agradeço pela presença oportuna!
Excluir