50 MAIS 47: "NÃO SE NEGUE"


FOTO: M. BECHMAN.
AUTOR: CUCUNACA, 2021.

Por: Mauro Bechman*

Em muitos momentos de nossas vidas, deixamos de mostrar nosso potencial por causa do excesso de respeito aos outros. 

Aquela velha fórmula, que na verdade é uma crença, em que devemos ser humildes e ouvir pessoas que muito pouco ou quase nada tem a contribuir. Os projetos não avançam. 

Pelo contrário, quando temos um dom ou um talento, uma expertise ou uma capacidade e deixamos a nossa vez para outros mais rasos, a sociedade sofre. 

Alguns falam em se apequenar diante das situações em que você tem as melhores condições de contribuir. E, tudo isso por uma crença, de que você deve dar atenção a propostas e idéias de pessoas que são menos competentes que você.

Vi e vejo muitas instituições serem dirigidas por pessoas muito limitadas para o serviço e também muitas lideranças competentíssimas colocadas às margens, negando sua essência, o seu rico capital técnico, científico, intelectual. Uma pena.

Os tolos e tolas falam "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Na verdade, o sensato seria "Manda quem tem juízo e quem pode obedeça". Ora, a liderança ocupada pela inteligência, melhor orienta e, a todos os que são livres e dotados de capacidade, obedeçam.

Afinal, as instituições não sofreriam tanto, evitando lideranças tóxicas e limitadas.

Diante das situações em que você tem a certeza de que pode contribuir com a solução para um impasse, não se esquive.

Se apresente e se assuma. Caso contrário, oportunistas e bajuladores dominarão a cena.

Por isso, não se negue.

______________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário