O MAPA DO MEDO


FOTO/MONTAGEM: MAPAS MENTAIS. AUTOR: CUCUNACA, 2022.

Por: Mauro Bechman*

Este reinício de ano letivo nas escolas públicas do Estado do Amazonas, especialmente em Manaus mostrou que o retorno ao normal nem sempre representa o normal imaginado.

Ministrando a disciplina Geografia numa escola pública da zona norte de Manaus, realizamos um pequeno exercício diagnóstico na primeira semana de recomeço das aulas. 

A atividade voltada ao ensino médio, consistiu no desenho no caderno de um croqui do trajeto do aluno de sua residência até a Escola.

No mapa (croqui) pedimos que os alunos colocassem em destaque os seus medos e suas alegrias no trajeto de vinda para a escola. Os pontos de perigo que causava em si uma insegurança ou medo deveriam ser destacados com um ícone de caveira e a flor de girassol para os pontos no trajeto que trazem alguma alegria durante o trajeto.

Os resultados nos croquis, nesta primeira análise, mostraram que:

* Houve uma mudança na percepção dos alunos sobre o igarapé do passarinho, que era visto como lugar de beleza e alegria e agora como um lugar de abandono e medo para quem usa o trajeto.

*A ausência de sinalização também foi vista pelos alunos como um medo presente. A travessia de uma avenida movimentada por pessoas e automóveis torna um momento de apreensão para os estudantes chegarem a Escola.

* A sensação de medo também é relatada na passagem por alunos e alunas por bares, e pequenos becos ou a chegada de uma motocicleta com acompanhante que sugere a presença de assaltos urbanos.

São pontos importantes que na prática tratam da questão urbana. São becos, vilas e vias que são expressões da ausência de um planejamento urbano e ambiental adequado. 

Somados a isto, ainda há a sensação constante de insegurança quando se aproxima uma motocicleta com acompanhantes. 

Esta atividade de Geografia serviu para vermos que o Medo neste velho normal persiste e mesmo o retorno a ele só mostra que os gestores públicos continuam usando "máscaras" por medo de se contaminarem com a realidade autêntica, sem filtros.

________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. Graduado em Geografia. Professor da rede pública do Estado do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário