NA CHEIA E NA SECA: A SUSTENTABILIDADE DA CASA DE FARINHA FLUTUANTE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA, Lançamento de Livro. Rafael Erazo.

 

FOTO: RAFAEL ERAZO. 

Por: Mauro Bechman*

Esta semana chegou a nossas lentes, a produção literária de um talentoso representante da juventude Amazônica, o livro em edição digital do professor Rafael Erazo que trata da economia sustentável da Amazônia pela editora Worges, com o título " Na cheia e na seca: sustentabilidade na casa de farinha flutuante na Amazônia Ocidental brasileira".

Com uma linguagem didática Erazo, caminha pela Amazônia Social, na ritualística da produção da farinha, testemunhando e inventariando as formas de viver, produzir e sentir do ambiente caboclo.

A preocupação com a espacialidade, marca sua cumplicidade com a Geografia. Desse modo, há um espaço de produção, um território, um lugar, uma região em que a vida e produção/reprodução socioeconômica e espacial ocorrem.

A busca pela sustentabilidade do fazer Amazônico torna-se combustível para a escrita do jovem Erazo, mesmo o quão oneroso possa ser sua empresa intelectual e científica.

A obra é o triunfo do entusiasmo pela temática amazônica na vida de um amazônida que nos convida a reinventar a dimensão do fazer, a partir das lições apreendidas com a sabedoria acumulada dos dos caboclos e caboclas amazônicas.

Parabéns Erazo! Já estou na segunda leitura.

__________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. 

15 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação, Geógrafo Mauro Bechman 🌏🌏🌏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho científico, professor Rafael Erazo, você é competente em tudo que faz. Muito interessante tua pesquisa. Parabéns! Por mais pesquisas assim na nossa Amazônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! A sustentabilidade é um desafio, não só aqui na Amazônia, mas no mundo todo. Abraços!! 🌏🌏🌏

      Excluir
  3. Segue o link para acesso ao livro em PDF:

    https://www.academia.edu/84446256/EBOOK_Na_cheia_e_na_seca

    ResponderExcluir
  4. Segundo link para ter acesso ao livro em formato PDF:

    https://www.researchgate.net/publication/362488050_NA_CHEIA_E_NA_SECA_A_SUSTENTABILIDADE_DA_CASA_DE_FARINHA_FLUTUANTE_NA_AMAZONIA_OCIDENTAL_BRASILEIRA

    ResponderExcluir
  5. Excelente tema, atualíssimo e muito útil no estudo da Amazônia. Certamente seu livro servirá de matéria prima pra outros estudos, tamanha riqueza de conteúdo conceitualmente social. Parabéns Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Economista e Geógrafo Márcio do Carmo, abraços 🌏🌏🌏

      Excluir
  6. Me chamo Bruna Alves, faço parte da Embrapa Amazônia Ocidental realizando projeto de iniciação científica e estou utilizando a conta de meu irmão porque tive problemas de conectar em minha conta, mas não posso perder esta oportunidade para parabenizá-lo por seu trabalho, Rafael.
    Fico muito orgulhosa de ver pesquisadores como você falando sobre nossa Amazônia, que tem tantas coisas importantes para se abordar sobre, especialmente o tema que você explorou no seu livro.

    É uma honra ter pesquisadores como você dissertando de forma tão necessária e democratizando o conhecimento sobre o Norte e a realidade do trabalho de pessoas que fazem a diferença da nossa região. Que seu trabalho alcance cada vez mais pessoas dos mais variados lugares; e, também gostaria de dizer que fico muito feliz de ver seu trabalho se concretizando dessa forma. Novamente, parabéns!

    Att, Bruna Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que bom que gostou da obra, Bruna! Abraços e saudações geográficas! 🌍🌎🌏

      Excluir
  7. Parabéns meu amigo. Acompanho desde tempos de escola o teu compromisso com os estudos sobre a Amazônia. Fico feliz pela publicação desde belo livro. Que seja o primeiro de muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Erick! Fico feliz que você tenha gostado. Saudações geográficas e amazônicas 🌍🌎🌏

      Excluir
  8. Parabéns Rafael!!! Excelente pesquisa sobre economia sustentável!!! Fiquei com vontade de conhecer as casas de farinhas flutuante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ivony! Fico feliz que você tenha gostado da temática. Saudações geográficas e amazônicas! 🌏🌎🌍

      Excluir