![]() |
FOTO: BANDEIRA DO AMAZONAS. AUTOR: CUCUNACA, 2019. |
Por: Mauro Bechman*
Hoje faz 172 anos da Elevação do Amazonas a categoria de Província. Desde lá, uma luta contínua para a afirmação do Estado e de seu povo na engenharia de composição do Estado brasileiro.
A memória nos remete a lutas primeiras, a de Tenreiro Aranha, o criador e seu primeiro presidente provincial, a Frei José dos Inocentes e a Dom Romualdo Corrêa apoiadores para a implantação da nova província, além de outras instituições como a associação comercial do Amazonas e a maçonaria. Os mártires de 1832 na Porto da Lages.
Todas lutas muitas vezes esquecidas no tempo e no silêncio dos contadores de histórias.
Também, as novas e atuais lutas, pela nossa afirmação cultural, política e sócio espacial na construção da história do Brasil que ainda tanto deve aos Amazonenses.
Portanto, meus conterrâneos e conterrâneas, fica aqui minha mensagem de que este espírito de Ajuricaba ainda resista em nossa ancestralidade, o sorriso largo e os braços fortes que fazem deste lugar um espaço de generoso acolhimento e utopias.
Pertenço a este lugar, onde meu umbigo está enterrado, onde a valentia dos bravos se mistura com a humildade dos nobres como está cravado na letra do nosso eterno hino escrito por Jorge Tufic e musicado por Cláudio Santoro. Uma ode ao homem amazônico e às suas lutas, as pretéritas e as presentes, "aos que sonham teu canto de lendas, aos que lutam mais vida e riqueza".
A vocês, o meu brinde, o meu abraço superlativo e a partilha de um senso de auto afirmação que nos irmana no perene desejo de um Amazonas de caboclos, caboclas, curumins e cunhantãs orgulhosos do que são por suas vitórias passadas e pelas que estão por vir.
Salve 5 de Setembro! Dia do Amazonas e dos Amazonenses!
_________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário