![]() |
FOTO: BANDEIRA DO BRASIL. AUTOR: CUCUNACA, 2022. |
Por: Mauro Bechman*
Hoje 7 de Setembro o Brasil celebra formalmente o Dia da Independência ocorridos há 200 anos em 1822.
É a data principal porém, os avanços na pesquisa histórica e na historiografia vem a dar maior ciência sobre os fatos e revelando a construção da brasilidade sob outros olhares.
No dia 02 de Julho no Estado da Bahia celebra-se o Dia da Independência, pois marca o fim dos enfrentamentos entre brasileiros e portugueses, com a brava participação do povo baiano, daí a festa não ser puramente militarizada, mas popular.
Outra data relevante é que no Pará, a Independência do Brasil é saudada também em outra data diferente da de hoje. Em 15 de agosto de 1823, ou seja, praticamente um ano após ao 7 de Setembro, o Grão Pará assina a Adesão a Independência do Brasil cortando os laços com a Metrópole.
As datas de 02 de julho e 15 de Agosto são feriados estaduais na Bahia e no Pará, ficando apenas o 7 de Setembro como data Nacional. O importante é saber que a Independência do Brasil foi um processo até sua consolidação.
Do colonizador português, o idioma seu principal legado consolida a unidade dos brasileiros neste país de dimensões continentais. E, nele a compreensão da brasilidade e do lugar do Brasil no concerto das nações.
"Brava gente, brasileira/Longe vá temor servil/ Vou ficar a Pátria Livre ou morrer pelo Brasil" (Dom Pedro I).
__________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário