![]() |
FOTO: PALAVRA DO GESTOR PROF. ALDEMIR ALMEIDA. AUTOR: CUCUNACA, 2022. |
Por: Mauro Bechman*
Nesta sexta-feira 02 de Setembro às 09h a Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz d'Oliveira realizou uma Hora Cívica para fazer memória aos 200 anos do Dia da Independência do Brasil e o aniversário de 172 anos da Elevação do Amazonas a categoria de Província.
![]() |
FOTO: PORTA BANDEIRA. AUTOR: CUCUNACA, 2022. |
A programação teve início com a palavra do gestor da Escola prof. Aldemir Almeida que destacou a importância do sentimento cívico em todos os cidadãos e cidadãs do país e que a Escola tem uma papel fundamental nesta memória da história do Brasil.
![]() |
FOTO: PROF. ANTÔNIO. AUTOR: CUCUNACA, 2022. |
Em seguida, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e a palestra com o Prof. Antônio que levantou as questões relacionadas a historiografia oficial e a construção de ícones para justificação e memória coletiva.
Os alunos e alunas do 2º e 3º abrilhantaram a Hora Cívica com uma apresentação musical que agradou e permitiu uma bela interação com o público presente que reconheceu com entusiasmados aplausos.
![]() |
FOTO: PROF.ME.MARINEIDE. AUTOR: CUCUNACA, 2022. |
A professora mestra Marineide abordou a importância da independência do Brasil a partir da historiografia vista pelos protagonistas populares do Fato histórico e a necessidade sempre de reparar alguns esquecimentos na literatura histórica e sociopolítica que marginalizaram grandes parcelas do povo brasileiro, deste processo de afirmação e independência. |
Daí, a necessidade de políticas nacionais públicas de inclusão social como forma de promover a soberania popular.
Num segundo momento, tivemos a execução do Hino da Independência diante das bandeiras do Brasil, do Amazonas e da Escola.
![]() |
FOTO: PROF.ME. MAURO BECHMAN. AUTORA: PROF. NILCE VILAS BOAS, 2022. |
Em seguida, o professor Mauro Bechman em sua fala, abordou a construção do território brasileiro, destacando o processo histórico cartográfico nestes 200 anos de independência referindo -se as lutas de consolidação da nacionalidade brasileira na Bahia que celebra a Independência no dia 02 de julho em que marcou a expulsão completa dos portugueses, do dia 15 de agosto de 1823 que a Província do Grão Pará celebra a adesão do norte a Independência do Brasil. E, por fim, a data do 7 de Setembro de 1822, conforme a historiografia oficial.
O professor também abordou a Elevação do Amazonas a categoria de Província cujas lutas políticas tiveram como marco o Confronto das Lajes em 1832 o que levou a emancipação do Amazonas a 5 de Setembro de 1840 dando a autonomia aos amazonenses para conduzirem seus destinos junto ao Brasil.
Com as palavras de agradecimento a toda equipe de alunos orientados e conduzidos pelos mestres Marineide e Hércules Santos e a todos os presentes, a cerimônia desta Hora Cívica foi encerrada.
Vejam as imagens
__________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário