DOM LEONARDO STEINER: O CARDEAL DA AMAZÔNIA

 

FOTO: DOM LEONARDO STEINER.
 AUTOR: CUCUNACA, 2020.

Por: Mauro Bechman*

Neste dia 27 de Agosto, o Vaticano empossou novos cardeais, dentre eles , dois brasileiros e mais especificamente um que exerceu seu curto magistério na arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner da ordem dos frades menores.

Dom Leonardo recebeu o canon cardinalício das mãos do próprio Papa Francisco. Em 2020 Dom Leonardo assume a Arquidiocese de Manaus substituindo a Dom Sérgio Castrianni afetado por uma doença degenerativa.

No período estavamos empenhados em implantar a Pastoral da Comunicação na área Missionária São Paulo Apóstolo na zona norte de Manaus. Então, fazíamos o registro das celebrações litúrgicas nas 10 comunidades que compõe a área missionária.

O pároco da área á época era o Padre joseleito Isaías de Lima, SJC., que nos confidenciou que o recém empossado arcebispo estava ansioso para conhecer as comunidades e as áreas missionárias. O padre logo o convidou para uma visita e a comunidade foi a de Santa Benadete no bairro de Nova Cidade.

Durante a celebração, e como membro da recém criada Pascom da área missionária São Paulo Apóstolo AMSPA, registrei algumas imagens do pastor. Foi a oportunidade que tive de estar mais próximo a ele, imagine a honra e a emoção.

Em algumas imagens que trago na memória e no precário aparelho celular, busquei capturar alguns momentos do arcebispo e uma outra imagem que guardei mesmo não sendo de minha autoria, foi a dele na entrada do Cemitério Nossa Senhora de Aparecida no bairro do Tarumã em Manaus, no auge da hecatombe de perdas de vidas na Pandemia dos Sars Cov-2. 

FOTO: DOM LEONARDO STEINER. CEMITÉRIO NSA. APARECIDA, 2020.
AUTOR: DESCONHECIDO.

Um senhor, com seus paramentos, consolando e dando direito as exéquias aos falecidos, mostrando ao seu rebanho que o Senhor nunca abandona aos que creêm em sua infinita misericórdia. 

Dom Leonardo foi a própria expressão da Misericórdia proposta pelo Papa Francisco no ano da Misericórdia (2016) sepultar os falecidos e dar consolo aos aflitos.


Em outro momento, durante o Corpus Christi em 2022, durante a benção dos enfermos em frente ao Hospital Beneficente Português, algumas imagens cujo efeito da luz nos faz lembrar uma espécie de aura sobre o sacerdote. Um registro especial.

Homem culto e de uma extraordinária simplicidade, hoje nos consola em saber que no Centro da Igreja de Cristo e dos Apóstolos, há um olhar amazônico sinodal com sua presença serena e forte.

Que o Senhor e Maria mãe do puro amor, seja sempre consigo e como ele abençoava a quem lhe aceitasse uma benção: Que o Senhor volva seus olhos para vós, se compadeça de vós e vos dê a Paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Veja algumas imagens

FOTO: 1ª VISITA DE D. LEONARDO A COMUNIDADE SANTA BERNADETE AMSPA, 2020.










___________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário