Header Ads Widget

header ads

DISCURSO DO PARANINFO DAS TURMAS FINALISTAS 2024 DA E.E. HOMERO DE MIRANDA LEÃO – Prof. Me. Mauro Jeusy Vieira Bechman

 

FOTO: PROF.ME. MAURO BECHMAN.
 AUTORA: PROF. JOSY, 2024.

DISCURSO DO PARANINFO DAS TURMAS FINALISTAS 2024 DA E.E. HOMERO DE MIRANDA LEÃO – Prof. Me. Mauro Jeusy Vieira Bechman

Ilustríssima Senhora Professora Mestra Anne Paula Silveira da Silva, Gestora da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, senhores pedagogos, colegas professores, pais, responsáveis, familiares e formandos, com alegria e satisfação saúdo a todos e todas.

Inicio a nossa fala no sentido de dedicar de coração toda gratidão pela lembrança do meu nome para esta importante honraria e responsabilidade de ser o paraninfo das turmas de formandos da E. E. Homero de Miranda Leão neste ano. Tenho certeza, uma escolha muito difícil entre tantos colegas tão dedicados na caminhada de todos vocês. Por isso, minha reverência e gratidão.

Esta noite, estamos fechando uma etapa muito importante em suas vidas. Afinal, foram cerca de 12 anos em que suas famílias passaram a partilhar de suas vidas para com a Escola. 

Nessa longa caminhada, fomos construindo e partilhando o saber, a ciência, a arte, a cultura, aprendendo e crescendo, ensinando e aprendendo, pois como nos ensina o educador Paulo Freire, “Ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho. Nos fazemos e nos realizamos é no coletivo aprendendo e ensinando e ensinando e aprendendo, uns com os outros”.

Assim, nesta jornada da vida na escola, carregam consigo, lá desde o ensino fundamental, as brincadeiras e a curiosidade de todo menino que sonha ser um rei e da menina que sonhar ser uma rainha, pois aqui é sempre possível sonhar. A leveza e muitas vezes, a inocência da criança e a irreverência do pré-adolescente que vão aos poucos completando a bagagem de cada um e cada uma.

Chegando ao ensino médio, como numa metamorfose, as cascas rompem, e a criança vai cedendo espaço ao adolescente e ao adulto. Novos amores surgem, outros vão ficando pelas lembranças e pelos corredores do Homero.

 Aos poucos, as aulas de Matemática, as aulas de Literatura, as melodias das artes e da música vão sendo tatuadas em suas memórias, afinal se algo não for devidamente registrado, alguém sempre lembrará: Anote!

Estridente, a campainha anuncia: chegamos ao 5º tempo. Arrumem  suas mochilas e suas boas memórias. Levem consigo em seus corações, um dos mais belos momentos que a vida pode lhes proporcionar, a sua juventude e a certeza de que você carrega também um pouquinho de cada mestre e cada mestra nesse novo currículo que você acaba de escrever.

Aos formandos, nosso desejo puro e verdadeiro de sucesso e felicidade em suas escolhas. Que sejam bons cidadãos e cidadãs, construtores de um mundo melhor, digno de seus sonhos.

Aqui, meu beijo carinhoso e um abraço gigante do tamanho do nosso Amazonas. Foi um prazer conhecê-los e conhecê-las. Sejam muito felizes!

Anotem!



















________

*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (1909).

Postar um comentário

0 Comentários