![]() |
| FOTO: CASAL PORTA BANDEIRA DA ESCOLA DO AMOR.AUTOR: CUCUNACA, 2026. |
Por: Mauro Bechman*
Nesta quinta-feira 12/02 das 21h às 03h do dia 13/12 as Escolas de Samba de Manaus deram início aoa desfiles deste ano no Sambódromo de Manaus.
A primeira escola de samba a desfilar no centro de convenções foi a Escola do Amor do bairro do Novo Aleixo. Nome bem sugestivo para os amantes do carnaval.
Escolas muito tradicionais desfilaram na noite, algumas até campeãs no Grupo de Escola Especial. Unidos do Cophasa da Compensa e a Gres Balaku Blaku trouxerem a memória, uma pelo tempo e longevidade e a outra por sua musical com a re edição do carnaval de 1991 sobre Walt Disney sob a força e harmonia da bateria do Centro da Cidade com sua melodia na linha dos agogôs.
A zona da cidade de Manaus trouxe para a avenida do Samba, a Unidos da Cidade Nova com um tema afro e a Celeiro de Bambas do bairro da Terra Nova.
A Gavião do Parque, escola tradicional do bairro do Parque 10 de Novembro trouxe para o desfile a Defesa do Meio Ambiente enquanto a Império do Mauá do bairro do Mauazinho trouxe em seu enredo um tema afro com grande entusiasmo.
O destaque da Noite foi sem dúvidas, o desfile da Gres Primos da Ilha, do bairro de Santa Luzia que desfilou com a autoridade de uma escola do grupo de acesso A, com garra e organização num samba que marcava a identidade da escola com sua nova casa, o bairro de Santa Luzia.
Hoje, os desfiles continuarão com as escolas do grupo de acesso Especial.
Viva o Carnaval Brasileiro!
Vejam as imagens
________________
*Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (1909).




















































































































Nenhum comentário:
Postar um comentário