ENCONTRO DAS ÁGUAS

"(...) Por falar em Solimões, fundamental é saber que o Negro não se mistura com Amarelo (...)" Trecho de Música Popular Amazonense dos Anos 70 do século XX.

O Encontro das águas entre o Rio Negro e o Rio Solimões, situado ao sudoeste da Cidade de Manaus-AM é um dos maiores e espetaculares patrimônios naturais da Terra e identidade de uma região tão exuberante e singular que presenteia o povo amazonense com o espetáculo da diferença das cores que não se misturam. Não há quem não passe por Manaus no Amazonas e não queira ver este espetáculo e não há lembrança do Amazonas que não inclua o "Encontro das Águas.
A implantação de um Porto Comercial, chamado de Porto das Lages, propõe a comercialização da área. Sob este aspecto, os geólogos doutores Helena Franzinelli e Hailton Igreja lideram um movimento junto ao governo federal para o tombamento da área como patrimônio natural da Humanidade, cuja luta apaixona e agrega intelectuais e cientistas, chamando a atenção para o possível comprometimento de elementos que poderão ser elucidativos para o entendimento da história geológica da Terra e para a formação geomorofológia da Amazônia, além da ictiofauna ainda pouco conhecida da região.
Os projetos de modernidade, hoje, não podem excluir a responsabilidade com o Meio Ambiente que hoje integra o conceito de cidadania, inclusive previsto na Constituição Federal. Por outro lado, existem possibilidades outras como a proposta da construção de um parque nacional que resguarde este patrimônio e a nossa cultura.

Saudações Amazônicas!

2 comentários:

  1. Como amazônida que sou, vejo essa questão um tanto quanto absurda, pois em uma Região como a Amazônia que já vimos tantos desrespeitos assim conta a História, não é de se admirar que coisas como essa possam vir acontecer.
    Mas desejamos que isso não venha ocorrer.
    Geógrafos de plantão!!!

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante Professor eh que o EPIA-RIMA nem era conhecido pelo Presidente do IPAAM no inicio das obras, ou seja, a entidade licenciadora desconhece o documento norteador do Licenciamento Ambiental, e quantas audiencias publicas ocorreram pra aprovar tal documento? Existe algo de podre nessa estoria.....

    ResponderExcluir