Header Ads Widget

header ads

AMERICA DO AMAZONAS

FOTO: BOLA E GRAMA DA RE INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO VIVALDO LIMA, 1995. AUTOR: CUCUNACA, 2014.
Nesta postagem, farei um relato sobre a Geografia do Futebol a partir da participação do América do Amazonas, o "Mequinha" na quarta divisão do futebol brasileiro numa campanha surpreendente que carregou nos últimos meses todo um estado, aglutinando torcedores de diferentes clubes do futebol amazonense e ressuscitando o futebol amazonense para o país.

O AMAZONAS LONGE DA CARTOGRAFIA DA BOLA

Há aproxidamente vinte anos o futebol do Amazonas não disputa o campeonato brasileiro da primeira divisão do país. Até então, algumas tentativas importantes foram iniciadas porém não concluídas. Dentre estas tentativas de elevar o futebol profissional do Amazonas á participação na divisão principal do futebol brasileiro, podemos destacar, as campanhas vitoriosas do São Raimundo Esporte Clube - o Tufão da Colina na década de noventa do século passado.

O tufão da colina, um time praticamente de torcedores ligados ao bairro da zona oeste da cidade de Manaus, empreendeu uma série de conquistas acompanhadas pelo crescimento assustador de torcedores e simpatizantes. O mais interessante é que o São Raimundo, conseguiu muito mais, chegando a ser o vice-campeão da série C em que fora campeão o Fluminense do Rio de Janeiro. Um clube modesto que cresceu pela vontade e paixão dos amazonenses pelo futebol, respondeu por enormes alegrias nos sábados á tarde quando disputava a série B.

Neste período, o São Raimundo conquistou três Copas Norte, sendo um dos quatro semi-finalistas da Comembol, o que lhe deu a alcunha de "Rei do Norte". Pessoalmente, como amante do ludopédio, acompanhei suas conquistas no estádio Vivaldo Lima e, vi hordas de torcedores cantando a cada vitória do time azul e branco. Após a queda do São Raimundo para a série D, o futebol do Amazonas deixou órfão seus torcedores que passaram a torcer por times do sudeste impostos pela mídia nacional - para minha profunda tristeza. De fato, o Amazonas, estava fora da cartografia do futebol brasileiro.

Durante, este espaço de tempo tentativas, frustadas de Nacional, Holanda, Fast e Rio Negro se sucederam e desta vez lutando contra uma mídia escrita impiedosa que relegava o futebol do Amazonas à páginas de saudade e desprezo. O Descrédito nos dirigentes locais, clubes quase centenários mergulhados em suas lembranças, esqueceram que o presente se faz no agora e que tradição se conquista no hoje, adornaram um cenário de estádios quase vazios e semi-amadorismo, o que praticamente não merecia uma linha nos noticiários nacionais. O drama para o futebol do Amazonas parecia não ter mais fim.

OBRA DO ALÉM - O DEUS DA BOLA

Explicar a campanha do América Futebol Clube no ano de 2010 é realmente desafiador. Último campeão Amazonense no estádio Vivaldo Lima (Já demolido)contra o Nacional, conseguiu sua inclusão na série D do campeonato brasileiro. Um dos clubes mais antigos do futebol amazonense e sem sede, sem grande torcida, sem campo, sem dinheiro, sem estádio, jogadores sem salários regulares e sem apoio, o América iniciou sua "saga" na série D sob a desconfiança da torcida amazonense. Conseguiu ao longo dos jogos, reverter situações impressionantes como se classificar na casa dos adversários e avançar dignamente para as fases seguintes da competição que vitimava grandes times do futebol brasileiros que buscavam sua ascensão como o Remo PA, Santa Cruz PE, Mixto MT, Sampaio Corrêa MA e Joinvile SC. Somente mesmo com a ajuda do Deus da Bola que estava com os GUERREIROS AJURICABAS do América, seria possível tal façanha.

Nas fases finais fui ao estádio Roberto Simonsen - Sesi, comprei uma bandeira do Amazonas e levei meu filho para o estádio, encontrei outros amigos, como o Daniel Sales e, pude presenciar novamente a torcida amazonense lotar o pequeno estádio do Sesi. A Torcida feliz a cada vitória, um time forte e focado na competição, reescrevia as páginas do futebol amazonense e já não dava mais para esconder nos jornais a campanha do América, jornais locais incrédulos, torcedores atônitos e uma imprensa nacional que o caracterizava como "zebra" viam crescer a simpatia e a paixão do torcedor amazonense por este time do bairro do Parque Dez de Novembro.

Na internet, foi um capítulo à parte nesta torcida pelo Mecão, um dos campos mais importantes para a exposição do futebol amazonense no cenário nacional. Um blog amador de um jovenzinho de vinte e três anos, conseguiu a feliz façanha de expor o América e o futebol amazonense para o Brasil, superando a grande mídia. Neste período, torcedores do Brasil manifestaram suas opiniões e emoções no blog, inclusive eu. Para se ter uma idéia, o proprietário do blog "futebol amazonense" foi entrevistado pelo canal fechado do esporte interativo via internet, além da belíssima matéria exibida no canal Sport TV sobre o jogo entre o América e o Joinville de Santa Catarina mostrando a paixão pelo futebol.

O América é até agora (dependendo apenas a homologação oficial pela CBF) o vice-campeão brasileiro da série D e tem acesso garantido á série C do ano de 2011. Mas o que deixou de lição, isto jamais será esquecido, mostrando a todo Brasil que um time verdadeiramente vencedor se faz com o trabalho sério, comprometido, focado e compartilhado pelo grupo de atletas e comissão técnica. Mostrou que para o quem deseja ser uma subsede da Copa do Mundo de 2014 estamos longe, sem apoio, sem estádio para atender a menor das divisões do futebol brasileiro pois a campanha vitoriosa do América se deu dramaticamente fora dos campos amazonenses, sem uma imprensa mais empreendedora e torcedora dos nossos clubes, sem dirigentes responsáveis nas instâncias de gestão do futebol e sem um governo municipal e estadual que se identifique com as paixões do povo amazonense.

O América trouxe de volta, o Amazonas nas páginas esportivas dos nossos grandes jornais e na internet, bem como, estampou também nosso atraso em perceber que somos sede de uma Copa do Mundo em 2014 e o que acredito ser o mais importante, o orgulho de ser amazonense estampado no Grito de GOL prezo na garganta da torcida deste gigante que é o Amazonas! AMÉRICA DO AMAZONAS! AMÉRICA! AMÉRICA! AMÉRICA DO AMAZONAS!

Saudações Amazônicas!

Postar um comentário

0 Comentários