Header Ads Widget

header ads

DA VELHA CARTOGRAFIA ÁS NOVAS GEOTECNOLOGIAS

Foto: Laboratório de Geoprocessamento Uninorte/Laureate (treinamento).
 Autor: Geóg. M.Bechman, 2011.

Hoje não podemos duvidar que a Geografia está de fato presente em nossas vidas e a cada dia, mais se necessita de aprimoramentos técnicos e científicos seja para o entendimento do mundo real, seja para a comodidade de nosso cotidiano. Desenhar mapas, á mão, já faz parte da memória do conhecimento geográfico.

As geotecnologias como o GPS e as ferramentas de SIG simbolizam um signo deste século, pois estão presentes em nossas vidas, desde a simples ferramenta instalada num aparelho de telefonia celular até nos setores empresariais mais estratégicos, dando suporte a decisões que mexem com nossa realidade.

Neste sentido, a necessidade de atualização dos geógrafos e professores é um imperativo, visto que, sem estas ferramentas de trabalho, certamente nosso desempenho profissional seria um pouco mais trabalhoso. Mas, ressalto que, ainda que a evolução da tecnologia tenha sistematizado grande parte do conhecimento cartográfico em seus bancos de memória, a Cartografia, continua mais que nunca como ciência, técnica e arte, na sua eterna busca de representação da realidade com precisão e fidelidade.

Promovido pela coordenação de Geografia do Uninorte/Laureate, estou participando juntamente com mais nove geógrafos, de um treinamento sobre ferramentas digitais para mapeamento técnico-científico. Além do aprendizado, o convivio salutar entre os colegas de profissão e a possibilidade de mostrar á comunidade o quão é importante o trabalho do geógrafo a partir do uso das geotecnologias para o diagnóstico de situações e o suporte para tomadas de decisões simples e estratégicas.

Saudações Amazônicas e Geográficas!

Postar um comentário

0 Comentários