Header Ads Widget

header ads

SÃO PEDRO NAS ÁGUAS

Foto: Procissão das Águas. 29 de Junho: São Pedro. Educandos
 Autor: Géog. M.Bechman, 2011

Uma das mais antigas tradições da fé do povo manauara é sem dúvida a Procissão em Homenagem a São Pedro que percorre o trajeto da Igreja Matriz no Centro Histórico de Manaus até o Bairro dos Educandos na zona sul da cidade.

Há aproximadamente 62 anos o evento ocorre tendo como caminhos, a via terrestre e a via fluvial. Considerado o Padroeiro dos Pescadores e da viúvas, São Pedro tem na fé dos amazonenses um lugar especial, seja pela identidade com uma região cujos caminhos são as águas, seja pela profissão de pescador.

O evento é tão interessante que a arquidiocese todos os anos recebe mensagem do Vaticano no dia de ocorrência da procissão. Aproximadamente 150 embarcações dos mais diversos tamanhos singram as águas do Rio Negro á frente de Manaus, sob os fogos de artificios e balões que enfeitam as embarcações, saudando o santo dos pescadores desde a saída no Porto da Manaus Moderna até a chegada no Porto da Panair em Educandos, onde uma multidão de pessoas aguardam nas ruas e na encosta do "Amarelinho" a passagem da imagem do santo rumo á Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Um espetáculo popular e que ainda mexe com meus sentidos e me lembra que somos parte inseparável desta Amazônia dos rios, dos caboclos, dos ribeirinhos, dos pescadores e da fé que nos move para o enefrentamento dos desafios da vida.

Na casa de meus pais, sempre se festejou São Pedro, pela força de minha mãe - que em vida - nunca deixou de prestar homenagem a este santo tão especial e tão próximo deste nosso Amazonas das águas, num mês tão feliz como o de Junho para o norte do país.

Saudações Amazonenses!

Postar um comentário

0 Comentários