Foto: Monumento em Homenagem ao Primeiro Presidente da Província do Amazonas
 João Batista Tenreiro Aranha "Gratidão do Povo Amazonense" 
- Praça da Saudade - Centro Histórico de Manaus. Autor: CUCUNACA, 2017.

Os amazonenses conquistaram sua autonomia ante á Província do Grão-Pará no dia 05 de Setembro de 1850 formalizada na Lei imperial n. 582 deste mesmo ano. Deste modo, o Amazonas passou a ser uma província a mais na constituição do estado nacional brasileiro, com direitos e deveres inerentes á esta nova condição político-administrativa.

Foto: Pavilhão do Estado do Amazonas. Parque Senador Jefferson Carpinteiro Péres
- Centro Histórico de Manaus/Igarapé de Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2009. 

A militância do povo amazonense e de parte de suas elites comerciais que desde de 1832 com o episódio da Revolta das Lages em que se enfrentaram autonomistas e legalistas, reivindicavam uma maior autonomia junto ao poder nacional,  culminou com a homologação da elevação do Amazonas á categoria de província em 1850, cuja costura política se deu a partir de atores importantes nos desígnios do estado, como a Igreja Católica, a Maçonaria, a Junta Comercial de Manaus e claro a população esclarecida naquele momento histórico.


FOTO: ALTAR DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO. IGREJA MATRIZ. MANAUS. AUTOR: CUCUNACA, 2014.

Embora, seja enfatizada, a burocratização da conquista histórica do povo Amazonense, destacamos a luta de seus personagens como a liderança de João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, articulador político e primeiro presidente da província recém-criada. Paira ainda no ar da História deste evento, muitos silêncios, que precisam ser recuperados e elucidados para que os devidos lugares sejam postos e para que os Amazonenses e brasileiros compreendam melhor a construção da identidade cultural, política, social e natural deste magesttoso gigante chamado Amazonas.

FOTO: DESFILE DE GALA DE ESTUDANTES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DO AMAZONAS. CENTRO DE CONVENÇÕES. AUTOR: CUCUNACA, 2014.

Desde dos anos 1930 na cidade de Manaus, ocorrem desfiles estudantis em alusão á Elevação do Amazonas a categoria de ProvíncIa e tem feito parte do calendário letivo e da cultura do povo amazonense, com uma programação oficial denominada de Semana da Pátria e do Amazonas compreendida no período de 1 a 7 de setembro a cada ano. Os desfiles com trajes de gala das escolas públicas e privadas, ocorriam na tradicional Avenida Eduardo Ribeiro no Centro Antigo de Manaus e na década de 1980 passaram para a avenida Djalma Batista (Antiga rua João Alfredo), sendo atualmente realizados no dia de 05 de Setembro no Centro de Convenções do Amazonas - popularmente conhecido como sambódromo, no bairro de Flores.


Foto: Palacete Provincial. Primeira sede dos Governos Provinciais até 1888.
Praça Heliodoro Balbi/Centro. Autor: Geóg. M. Bechman, 2008.

Neste dia 5 de Setembro estaremos prestigiando o Amazonas, com a homenagem póstuma a Tenreiro Aranha na Praça da Saudade - Centro Antigo de Manaus e também aos estudantes no desfile de bandas, fanfarras e cordões do Amazonas. E claro, almoçando com a família, degustando um saboroso Tambaqui na brasa, ao som de Paulo Onça e Chico da Silva, estes que como ninguém conseguem traduzir em poesia o que é ser AMAZONENSE!


SALVE 5 DE SETEMBRO - DIA DO AMAZONAS E DOS AMAZONENSES!