Header Ads Widget

header ads

FINAL DE ANO EM MANAUS

Foto: Queima de fogos no Show de Natal. 2011. Autor: Geóg. M. Bechman, 2011.

As festividades de final de ano em Manaus são para mim realmente importantes. Adepto do Cristianismo Católico, desde de tenra infância vivenciei este clima de otimismo e reflexão durante as festas de final de ano na minha cidade. Curiosamente, as tradições vem sendo mantidas em muitos lares e lugares por Manaus, principalmente em bairros da Manaus antiga como o Centro da cidade, a Praça 14 de Janeiro, Aparecida, os Educandos e outros. Diferentemente de experiências tristes, meus pais sempre me fizeram crer que o final de ano é de fato um momento de celebração e reflexão.


Foto: Árvore de Natal no Largo de São Sebastião. Manaus.
 Autor: Geóg. M.Bechman, 2011.

Nestes tempos, embora algumas pessoas experimentem sentimentos de tristeza e letargia, fomos preparados para a alegria e a vida e isto realmente fez a diferença nos meus dias e na minha forma de encarar a vida. Atualmente, alguns eventos multiplicam-se pela cidade, metamorfoseando-se com a tradição cristã, mas sobretudo, preservando a mensagem de alegria e esperança de um mundo melhor.


Foto: Procissão de N.Sa. Imaculada Conceição. Centro de Manaus.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2011.

Dos eventos, destacaria a Procissão de Nossa Senhora da Conceição, patroeira do Amazonas, que no dia 08 de Dezembro reuniu cerca de 50 mil pessoas no trajeto da Igreja da Matriz, passando pelas principais ruas do Centro Histórico da cidade. Este ano a imagem de Nossa Senhora, veio envolta na bandeira do Amazonas e a arte do andor feita por artistas parintinenses, realmente estava um espetáculo, juntamente com a organização da arquidiocese que distribuiu água aos participantes da procissão que terminou com uma missa campal na Avenida Eduardo Ribeiro com a Avenida Sete de Setembro.



Foto: Perfil da Imagem de N.S. Imaculada Conceição.
 Autor: Geóg. M. Bechman, 2011.

De acordo com a tradição, há uma lenda de que debaixo do altar de Nossa Senhora da Imaculada Conceição na igreja matriz, jaz uma cobra grande, cuja cabeça repousa sob os pés do altar da imagem da santa e como relatam os "antigos" tal situação alcamaria a gigante adormecida. Outro espetáculo importante foi o Encontro de Corais no Teatro Amazonas, cuja lotação ficou egotada antes mesmo do Teatro abrir as portas.


Foto: Encontro de Corais. Teatro Amazonas. Autor: Geóg. M. Bechman, 2011.

O talento dos maestros e das vozes dos integrantes transmitiam os sons do natal e a brisa de um novo amanhã, cheio de paz e esperança. Valeu a pena, esperar na fila e aproveitar este belo espetáculo de música. No dia 25 de Dezembro ocorreu o chamado Show de Natal no Largo de São Sebastião e no Teatro Amazonas, cerca de 82 mil pessoas assitiram um espetáculo belíssimo com todos os ingredientes de um belo show de natal com orquestra e corais e uma organização técnica de impressionar. Este é o segundo ano que compareço a este evento e não me arrependo.


Foto: Praça São Sebastião. Manaus. Show de Natal.
 Autor: Geóg. M. Bechman, 2011.

Em casa, busco manter a tradição de passar o Natal na casa de meu pai e com  os meus irmãos e sobrinhos, tudo numa harmonia fraternal que vai sendo passada de geração a geração. Neste período, busco viver intensamente cada momento de forma única, seja em casa, seja no envolvimento com os eventos externos e isso sempre me enche de muita energia e vitalidade. Preparar a ceia, embrulhar os presentes, o corre-corre, os momentos de reflexão, o presépio, a árvore de natal, os fogos... tudo isso me fascina desde os meus tempos de criança e com este sentimento aguardo um Ano Novo de Prosperidade e Paz para todos nós.

Um Brinde a 2012!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Al salam aleikum #Planeta_virtual....continuo na dificil missão de trazer o Prof. Mauro Bechman para as redes sociais, to pensando até em começar uma campanha na net!
    #vemprofacebechman

    ResponderExcluir
  2. Você é ótimo! kkkk. Lembro dos tempos de faculdade, em que vc insistiu dois meses para eu comprar um disquete... kkkk. Grande abraço e obrigado pela lembrança!
    Saudações Geográficas!

    ResponderExcluir