Header Ads Widget

header ads

SÃO SEBASTIÃO - MANAUS 2012

Foto 01. Andor de São Sebastião. Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

Neste dia 20 de Janeiro, acompanhamos a Procissão de São Sebastião pelo Centro Antigo de Manaus. Um dos eventos religiosos mais tradicionais da cidade de Manaus. Parte integrante do Novenário de São Sebastião, a Procissão reuniu cerca de 50 mil pessoas numa belissima tarde de sol no centro da cidade e teve seu trajeto alterado de forma confusa pela Guarda municipal que reorientou a direção da caminhada que tradicionalemnte era feita pela Rua Leonardo Malcher passando a ser realizado neste dia 20, pela Rua Ramos Ferreira e retornando pela Rua Ferreira Pena, o que gerou um certo desconforto para os fiéis.


Foto 02. Mudança do Trajeto da Procissão gerando incômodo aos fiéis.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2012

Há muitos anos participo da Procissão de São Sebastião em Manaus e não recordo da mudança de trajeto. Mas, com a serenidade e a sabedoria dos capuchinhos, a longa procissão seguiu no cumprimento de seu ritual de fé e devoção. Este evento tem características muito particulares pela iconografia apresentada, vemos muitos fiéis pagadores de promessa, herança do cristianismo popular como anjos e muitos fiéis trajando vermelho e ou fitas vermelhas e o andor com muitas flores fora conduzido pelos fuzileiros navais, o que tem sido muito simbólico tendo em vista que São Sebastião foi militar durante o império romano e para não ser extemporâneo, como dizem os historiadores, não é salutar projetar análises contemporâneas para eventos temporais passados sob a pena de impetrar uma leitura míope e sem credenciais (fontes) historiográficas e eclesiais suficientes.


Foto 03. Missa Campal no Largo de São Sebastião. Manaus.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

Enquanto evento de fé, a cada ano observo o crescimento desta manifestação que vem fazendo parte do calendário anual de eventos da cidade de Manaus. São Sebastião também é celebrado nas religiões afrobrasileiras, surgidas a partir do sincretismo religioso, ligada a sobrevivência da expressão de fé dos escravos durante o período colonial no Brasil.

Espero que o Brasil, continue sendo este país extraordinariamente geográfico e não apenas copie cegamente os "modelos" europeus como "modelos civilizatórios", pois se carminharmos pelos mesmos caminhos, certamente chegaremos aos "mesmos resultados".

Saudações Geográficas!

Postar um comentário

0 Comentários