Foto: Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012. |
No dia 14 de Janeiro, o bairro da Praça 14 de Janeiro completou 127 anos de existência. É um bairro da zona centro-sul de Manaus e tem sua origem ligada á presença negra no Amazonas.
O bairro ao longo de sua história teve muitas denominações, desde Praça da Conciliação, Praça Fernandes Pimenta e ainda poderia ter sido chamada de Praça Portugal em 1940 caso tivesse sido aprovada uma solicitação da Câmara de Vereadores da cidade - o que gerou protestos da população manifestados na letra de um dos sambas da época - para finalmente receber o nome de Praça 14 de Janeiro em homenagem a uma "Revolta Popular" em 1892 contra o governo de Gregório Thaumaturgo de Azevedo pelo atraso nos vencimentos do funcionalismo público e de fornecedores.
Foto: Ensaio da Escola de Samba Vitória-Régia. Autor: Geóg. M. Bechman, 2013. |
O bairro da Praça 14 de Janeiro é um dos bairros que mais contribuíram para a Geografia da Cultura manauara e amazonense, com festejos religiosos, cristãos e afro-descendentes, sendo considerado o "Berço do Samba" com a criação da primeira escola de samba do Amazonas, a Escola Mista da Praça 14 em 1947, a qual serviu de inspiração para o nascimento em 1975 do GRES Vitória-Régia, sendo um dos ícones culturais da Amazônia.
Pela efervescência cultural, o bairro influenciou muitos folguedos e brincadeiras da cidade de Manaus e do Amazonas, com o Boi-Bumbá, pois de acordo com a tradição popular, foi desde bairro que surgiram os bois Mina de Ouro, Brilhante e Caprichoso inicialmente chamado de Diamante Negro, além de cirandas, danças nordestinas e tribos indígenas que compõe o caldeirão cultural do Amazonas.
PARABÉNS PRAÇA 14 DE JANEIRO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário