REDE DE RESPONSABILIDADES

Foto: Casa de Show. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

No último dia 25 sábado, na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, ocorreu uma das maiores tragédias do Brasil no que diz respeito em que morreram até este momento 235 jovens numa boite noturna por nome Kiss. 

Este triste episódio, além da comoção e repercussão (até em nível internacional) despertou o Brasil - sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 - para as questões ligadas a ética e a segurança das instalações destinadas a espetáculos. 

Assim, Manaus foi a primeira cidade a imediatamente intervir nas casas de show ditando o novo ritmo do Estado no enfrentamento das questões relacionadas á segurança nos espetáculos - cujo exemplo fora seguido por outras cidades no país.

Após a tragédia da boite Kiss no Rio Grande do Sul, os especialistas em Segurança consubstanciavam várias e coerentes análises sobre as causas e consequências do acidente. Uma destas análises nos chamou a atenção, a que tratava da chamada Rede de Responsabilidades no caso de tragédias. Em países como os Estados Unidos, tragédias semelhantes, são tratadas com a definição das redes de responsabilidades que envolveriam uma cadeia de agentes como: Proprietários, Técnicos, Estado e Divulgadores. Importante forma de estudar e aprofundar as questões ligadas á postura ética, normas e procedimentos dos agentes envolvidos na realização de shows e espetáculos.

A responsabilidade técnica, ligada aos profissionais responsáveis pelas instalações e inspeções de equipamentos como engenheiros, bombeiros, tecnólogos, arquitetos, seguranças e administradores deve ser permeada por atitudes éticas na conduta profissional, seja na notificação da fragilidade das instalações ou equipamentos, seja pela incorruptabilidade. O papel do Estado como normatizador e atualizador das normas e procedimentos (Legislação) e agente de fiscalização e sobretudo, a função dos divulgadores (propaganda) que afiançam a qualidade e a credibilidade do serviço oferecido por estas casas de shows.

Por fim, o Brasil precisa compreender que a partilha da alegria depende sempre do compromisso de todos os agentes que compõe esta rede de responsabilidades para com a sociedade, numa busca incessante de um formato que evite tragédias com a que tristemente testemunhamos neste final de semana.

Nossa consternação e pesar pelos jovens e por suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário