![]() |
FOTO: Tese de Mestrado. Autor: Geóg. M. Bechman, 2013 |
Neste dia 30, fizemos DEZ ANOS DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO na Universidade Federal do Amazonas. Exatamente nesta data, alcancei a titulação de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL.
A orientação da pesquisa foi do Prof. Dr. José Duarte Alecrim do Departamento de Geociências, tendo a Banca Examinadora composta pelos Doutores Haiton Igreja e Antônio do Santos. A pesquisa tema foi a orla fluvial de Manaus, mais especificamente, nas áreas de risco ambiental das encostas do Educandos, São Raimundo Nonato e Compensa. Nosso objetivo, conhecer o comportamento das Populações em áreas de risco ambiental. Foi de fato, uma empreita com trabalho estenuante de campo subindo e descendo encostas, visitando as famílias residentes e aplicando os formulários e entrevistas, nos sábados, nos domingos...não tivemos folga.
A confecção da dissertação também foi trabalhosa exigindo muitas renúncias. Horas que abdicamos da presença de parentes e amigos e dos momentos de lazer. Na reta final, trabalhamos até amanhecer e o esgotamento físico não desejaria a ninguém. Ainda, produzimos duas versões da dissertação, uma em que usamos as orientações de Furasté e a final e aceita com as orientações contidas no manual do mestrado.
Na defesa, meu computador falhou...quase me desesperei, mas o secretário do departamento de Geografia nos ajudou muito e cedeu um disponível na coordenação e a defesa pode ser feita. Durante o processo, foram formuladas 18 questões que foram respondidas uma a uma e algumas outras ainda que ficaram nas limitações do próprio trabalho. Após a defesa, fiquei do lado de fora da sala, e assim que fui chamado, lidas as considerações, recebi a noticia que já poderíamos nos considerar Mestre. Então recebi um sorriso e um abraço muito...mas, muito significativo dos nossos examinadores...senti naquele momento que havíamos entrado para um seleto grupo de intelectuais...nunca esqueceremos daquele instante. Foi mágico!
Muitas descobertas foram feitas na pesquisa, como as "opções" que os residentes em áreas de risco ambiental quando da sua condição de vida, a forma e orientação assumida pela população da orla do rio que mantém um elo nostálgico com o rio ao mesmo tempo que volta as fachadas de suas casas para a rua. Muito interessante!
Aprendi muito...muito e após 10 anos de Defesa, hoje vejo o quanto isso foi importante para minha carreira profissional e pessoal. Quando cheguei em casa, meus pais abriram um champanha e brindamos a conquista. Nunca me esquecerei deste momento!
Meu muito obrigado ao meu Orientador, Prof. Dr José Duarte Alecrim, ao amigo geólogo Elias Vicente Júnior que me deu um grande apoio e pelo seu companheirismo. Pela ajuda certa do meu irmão Aricelso Bechman e pelos meus pais, razão verdadeira desta dissertação que hoje completa 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário