CAMPEÃO AMAZONENSE DE 2014

FOTO: TORCIDA DO NACIONAL F.C. MANAUS. AM 2014. AUTOR: M. BECHMAN, 2014.

Hoje faz exatamente, uma semana após a conquista Histórica e Heróica do Nacional Futebol Clube sobre o Princesa do Solimões de Manacapurú num jogo dramático e intenso. Um enredo recheado de acontecimentos que vão bem além do campo de futebol. Assim, resolvemos registar nossa perspectiva diante deste embate que marcará este ano para o futebol amazonense e para oferecer uma visão outra, talvez alternativa á grande media amazonense.

O Naça, com o elenco formado jogadores de fora da região e do estado, foi para esta edição do Amazonão sob a desconfiança de seu fiel torcedor e dos amantes do futebol e, claro também da crônica esportiva local. O clube centenário da Vila Municipal encontrava-se num desafio homérico de superar todas as adversidades circunstâncias apresentadas e as novas situações num ano de Copa do Mundo de Futebol da FIFA cuja sub sede é Manaus.

FOTO: TORCIDA DO LEÃO DA AMAZÔNIA E DO AMAZONAS. SESI. AM. AUTOR: M. BECHMAN, 2014.

Desse modo, de olho na História e no ressurgimento do Futebol do Amazonas para o cenário nacional, o Leão Azul, empatou com o Clube do Remo do Pará por 2 a 2, onde o jogo válido pela recém criada Copa Verde fora transmitido pela TV Esporte Interativo, cuja locução e os comentários favoreceram claramente o adversário nacionalino. Mas, num segundo tempo brilhante, o Naça empatou e por muito pouco não venceu o jogo na inauguração da Arena da Amazônia. Noutro jogo, com São José de Ijuí RS, o Nacional venceu, sendo o PRIMEIRO CLUBE a vencer na Arena da Amazônia, fato este ainda, pouco divulgado pela media aberta do Amazonas.

FOTO: TORCIDA JOVEM DO NAÇA. AUTOR: M. BECHMAN, 2014.

Na série de quatro jogos contra o Princesa do Solimões, o Naça venceu os dois confrontos iniciais curiosamente pelo mesmo placar 2 a 1 e com os mesmos autores dos gols no Estádio Roberto Simonsen - Sesi Clube do Trabalhador no Aleixo, sagrando-se campeão do 2° turno e levando a Taça Cidade de Manaus, além de credenciá-lo a mais dois jogos contra o mesmo Princesa do Solimões, contrariando a imprensa local que já dava como praticamente certa a conquista da equipe de Manacapurú.

FOTO: EQUIPE DO NACIONAL F.C. 2014. AUTOR: M.BECHMAN, 2014.

No primeiro jogo da Decisão do Amazonão, o Nacional vacilou e o Princesa do Solimões venceu por 2 a 0, forçando o Leão azulino a vencer o último jogo por TRÊS gols de diferença, o que para muitos seria impossível ocorrer. A imprensa local apoio claramente o Princesa do Solimões divulgando durante a semana que o Campeão provável seria mesmo o clube alvi-rubro, esquecendo que em futebol "Tudo é possível". Nesta semana, o Nacional se fecha e não permite a presença de torcedores e da imprensa nos treinos pra focar na decisão difícil. 

No jogo, a fiel torcida nacionalina comparece em menor número pela primeira vez no SESI nestes anos em que o Amazonão fora disputado nesta praça de esportes. A repetidora da TV Globo aposta no Princesa do Solimões e posiciona suas câmeras de frente para a torcida alvi-rubra, esperando imagens melhores para uma suposta comemoração de título. Em vão. O Nacional centenário Leão Azul do Brasil marca 5 a 1 deixando perplexa toda a imprensa colonizada, jogadores e torcedores do Tubarão do Solimões. Era tarde, e o Nacional Futebol Clube mais uma vez escrevia a História do Futebol do Amazonas, com as tintas azuis num resultado histórico em final: uma goleada por 5 a 1. 

Não havia, mais espaço para nada e o Nacional, silenciou uma imprensa local colonizada, seus torcedores incrédulos e os amazonenses que torcem e ignoram os clubes do Amazonas. A briga entre jogadores e dos torcedores do Princesa do Solimões, fora apenas um espectro de um trabalho desleal da imprensa local a favor de seus interesses pequenos e provincianos.

O clube da Estrela Azul, vence assim, pela Garra e pela Raça de seus torcedores apaixonados...não interessava registrar as lágrimas de torcedores adultos e crianças que testemunharam mais uma página do nosso futebol ser escrita...Não! Isso de fato não interessa para a "nossa" imprensa acostumada a favorecer nossos adversários e a depreciar nossos símbolos.

Fiquei tão emocionado neste dia, que me desconheci...quando torcia para acabar logo o jogo por volta dos descontos dados pelo árbitro da partida e quando ainda estava 4 a 1, lembrei do Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, 24 de Maio, e no meu íntimo, pedi a Ela que interviesse e que eu iria a sua coroação se o Nacional fosse campeão. E tudo, se concretizou, no último minuto dos descontos, o Nacional amplia para 5 a 1 entrando para a História do Futebol Amazonense em 2014, ano da Copa do Mundo da FIFA. 

E, eu como bom cristão, fui á Missa de Nossa Senhora Auxiliadora, cuja imagem fora devolvida á Igreja da Paróquia Dom Bosco no Centro, imagem esta que estava em restauro, pois ela foi abençoada por Dom Bosco e enviada ao Brasil por Miguel Rua.

"Existem muitas histórias ainda não contadas" Exclamava na segunda-feira, um dia após o jogo, o radialista e locutor Arnaldo Santos. Esta o Nacional contou e seus jogadores, bem...não temos um time de guerreiros, temos um TIME DE HERÓIS!

Saudações Nacionalinas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário