GEOGRAFIA: MERCADO DE TRABALHO

FOTO: MAPA. AUTOR: M. BECHMAN, 2O14.


Desde a década de 1990, o mercado de trabalho em Geografia vem ganhando espaço. isso se dá principalmente pelo fato dos novos temas ligados à contemporaneidade como as geotecnologias, a sustentabilidade ambiental e onipresente necessidade de geógrafos-educadores.

Embora as oportunidades de empregabilidade venham crescendo exponencialmente, a disputa pelo mercado também torna-se mais acirrada á medida que outras profissões investem no campo de atuação do Geógrafo e a abertura temática do campo de atuação também favorece este cenário.

Neste sentido, há uma premente e quase onipresente necessidade de fortalecimento e profissionalização das instituições que atuam na defesa e construção da profissão. Noutro ponto, cabe ressaltar que a construção das matrizes curriculares dos cursos de Geografia necessitam de um concurso cada vez maior de inserção de suas instituições profissionais na condição de parceria com as instituições de ensino para o atendimento contemporâneo das necessidades de um mercado de trabalho que exige cada vez mais, um profissional na completude acadêmica e laboral do geógrafo.

Atualmente as universidades e centros de ensino superior vem a cada instante discutindo temas geográficos e sua compreensão e aplicabilidade no exercício profissional de outras formações acadêmicas. Há um espaço a ser -conquistado para além da dicotomia geógrafo-educador x geógrafo-pesquisador.

Urge então, uma necessidade de coesão profissional em torno de suas associações profissionais no sentido de construir este caminho e claro, ocupar a área profissional que lhe é de direito. Neste sentido, a capacidade de empreendedorismo deve ser experimentada, sem esta energia, o mercado não poderá saber e conhecer para que serve a Geografia e quem é esta avis rara chamada Geógrafo, como oportunamente nos lembrava a saudosa geógrafa Bertha Becker.

Saudações Geográficas

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