| FOTO: ÍCONES. AUTOR: M. BECHMAN, 2014. |
Há exatamente 10 anos, ou seja, em 20 fevereiro de 2004 iniciei minha atividade como professor de ensino superior. Convidado a fazer parte do corpo docente do curso de Geografia do antigo Uninorte - Centro Universitário Norte -, quando o curso de Geografia funcionava na rua Frei Lourenço 33 Centro, próximo aos Correios na Praça do Congresso. Recebi o convite do ilustre colega Prof. Msc Elias Vicente Junior, geólogo de graduação e meu colega de pesquisa na Universidade do Amazonas nos anos 1990.
Minha banca foi uma prova de fogo, pois além dos avaliadores, tive que enfrentar todos os acadêmicos de Geografia que assistiram a aula num miniauditório na unidade 5. Após aprovado, passei a fazer parte do corpo docente daquela instituição, onde tive a honra de ser colega de duas minhas ex-professoras, a Professoras MSc. Maria Amélia de Alcantara Freire e a Dra Lygia Fonseca Heyer, sendo ainda coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Custódio criador e primeiro coordenador do Curso de Geografia do Uninorte.
Ministrei as disciplinas Geografia Urbana para a Geografia e Geografia da Amazônia para o curso de Turismo. Nestes 10 anos aprendi muito com meus alunos e meus mestres colegas. A licenciatura realmente é um livro escrito a muitas mãos e diria também a muitos corações. Feliz por ter integrado uma equipe vencedora em que obtivemos um conceito MB (Muito Bom) junto ao MEC em 2005, e em 2010 conceito 3,0 - considerados excelentes para um curso como a Geografia numa instituição privada, além de figurarmos por três anos seguidos entre os melhores cursos da instituição, dentre seus 52 cursos de graduação.
Ministrei uma variedade de disciplinas, desde Estágio Supervisionado a Geografia do Turismo, dando minha contribuição certa e ética para a formação de mais de uma centena de profissionais desde a graduação a pós-graduação. Trabalhei como professor nos cursos de Geografia, Turismo e Tecnologia em Petróleo e Gás (o qual tive a honra de implantar naquela instituição, sendo seu primeiro coordenador de ensino), servindo-o também como professor.
Em 2011, cheguei a Fametro convidado pela Profa. MSc. Mariê Augusto Pinto para ministrar a disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade para o curso de Turismo, cuja banca examinadora foi composta pelas coordenadoras dos cursos de Turismo e Pedagogia ainda tendo como membro meu ex-aluno de pós-graduação e turismólogo Prof. MSc. Aldemir Santos Júnior, por isso, sempre nutro um enorme carinho pelo curso de Turismo, aliás foi no Turismo que alguns alunos, hoje turismólogos, me deram o apelido carinhoso de "Anote".
Nesta instituição, passei a fazer parte do quadro do curso de Arquitetura e Urbanismo na disciplina Estudos Ambientais e em Tecnologia em Petróleo e Gás ministrei a disciplina Recursos Naturais e Meio Ambiente. Em 2012 tive a honra de ser homenageado como paraninfo dos formandos de Administração, onde ministro até o momento a disciplina Responsabilidade Socioambiental, compondo também uma equipe de trabalho focada e experiente, cujo respeito profissional e carinho se completam.
Os sorrisos me saltam quando lembro dos alunos e dos colegas que passaram por esta minha história profissional e de vida nestes 10 anos de trabalho e alegrias e, em que as tristezas foram tão desprezíveis que não são dignas nem de nota.
Da mesma forma, dedico nestas breves linhas, toda a minha gratidão e carinho aquelas pessoas que tive a honra conviver e compartilhar os momentos desta trajetória.
Por isso, recebam meu abraço fraterno e meu beijo carinhoso por ter podido contar sempre com vocês neste belo e longo caminho!
Anote!
Parabéns, Mauro...
ResponderExcluirO sucesso é seu, o agradecimento é nosso... De todos/todas que te conhecem e aplaudem a forma como você conduz sua carreira acadêmica com maestria, conhecimento e liderança. João Cavalcante Filho.
Caro Mauro, continue ensinando e aprendendo e, principalmente, contribuindo com a formação de pessoas sensíveis às causas socioambientais em nossa cidade tão carente de formação e informação... Com certeza, você contribuiu em muito para minha formação como profissional e ser humano. Obrigado. Uma Amazônia de sucesso, saúde e felicidade para você e sua família.