![]() |
| FOTO: TAMBORES DA BATERIA "BERÇO DO SAMBA". MANAUS, |
No dia 14 de Fevereiro estaremos diante do desfile das escolas de samba de Manaus. Um espetáculo popular digno de nota entre um dos três melhores carnavais de escolas de samba do Brasil, seja pela grandiosidade da festa momesca quanto pela organização e o envolvimento de pessoas nesse evento.
Desde há duas décadas não tínhamos um carnaval com enredos e sambas enredos tão empolgantes e belos. O que indica que esta safra nos surpreendeu positivamente seja em letra, música e melodia.
Desse modo, há sobretudo, neste desfile de 2015 um dado importante: Manaus com suas escolas de samba tradicionalíssimas e cujos nomes das agremiações são também bastante originais cantará esse ano: a Amazônia em suas multifaces.
Os enredos muito bem concebidos pelas comissões de carnaval das escolas vão mostrar nos desfiles muito da cultura amazônica. Das nove escolas de samba que disputarão o título de campeã do carnaval de Manaus, seis vão homenagear a cultura e lugares da região norte do Brasil.
A GRES Mocidade Independente de Aparecida homenageará o Estado do Acre, importante estado na composição das fronteiras brasileiras e em que o Amazonas teve participação importante na sua história com o enredo: "Aquiri: Orgulho do Brasil". A tradicionalíssima e berço do samba amazonense, a GRES Vitória-Régia cantará no seu enredo "De Nazaré a Conceição no caminho das Águas", a Fé em Maria Santíssima destacando a f'é mariana desde o estado do Pará ao Amazonas perpassando pela cultura envolta nestas manifestações de fé populares.
O GRES Balaku Blaku, escola do Centro Histórico de Manaus, trará para a avenida do samba: "Canta alto cirandeira, com orgulho e amor, conta a história de Manacapuru, o sonho que se realizou" Uma homenagem justa ao município e ao povo de Manacapuru, chamado Mura, valentes guerreiros que foram de 1723 a 1727 importantes aliados do tuxaua Ajuricaba na luta contra o colonizador português. Destacamos aqui o segundo ano consecutivo que a Balaku vem trazendo um enredo amazônico e amazonense.
De volta ao desfile principal de Manaus, a GRES Andanças de Ciganos, escola do tradicional bairro da Cachoeirinha trará o enredo: "No clamor do seu povo desperta o guerreiro esquecido, Ajuricaba o herói Manaó" a escola cantará Ajuricaba, símbolo e mito da resistência indígena a colonização da Amazônia que segundo a História se jogou no encontro das águas do Negro com o Solimões preferindo morrer que viver como escravo sob as ordens portuguesas. A escola revigorá o orgulho de ser amazônico e amazonense chegando a servir de pressão para que Ajuricaba seja inscrito na Galeria dos Heróis Nacionais, proposta esta que está sob trâmite no senado brasileiro.
As demais escolas embora não venham tratando especificamente sobre temáticas amazônicas e ou amazonenses, tem enredos muito bem elaborados e também merecedores de destaque, como a estreante GRES Império da Kamélia que vem tematizar a Luz como a energia que move o mundo, um dos sambas mais empolgantes deste carnaval, é promessa de alegria certa na cadência ritmada da bateria "Swing da Nega".
A comunidade do bairro da Alvorada estará com a Unidos do Alvorada e seu enredo sobre "Saúde, alegria e paz, o resto a gente corre atrás" tratando da saúde em suas muitas dimensões. A gigante da zona leste, a GRES A Grande Família virá com um enredo afro-brasileiro fortíssimo "Orixás: a força que vem da natureza". A escola do Galo tem um samba de enredo muito bem composto e animado. A Reino Unido da Liberdade tratará neste desfile, o enetredo"Construção: obra prima da humanidade" a escola do Morro da Liberdade vem com vontade de título com um samba fácil de memorizar.
Após um ano de 2014 cheio de dificuldades as escolas de samba de Manaus vão para o desfile de 2015 com a alegria e energia renovadas, tendo que superar além de suas limitações próprias, a indiferença da gestão da cultura no ano que passou. As escolas de samba e suas comunidades foram mais fortes e agora, ao que parece, vem com entusiasmo para mostrar a todos o porquê de figurarem entre os três melhores carnavais de escolas de samba do Brasil, com o seu gigantismo e empenho de seus foliões mostrando que neste solo sagrado da Amazônia também ecoam os tambores do samba.

Nenhum comentário:
Postar um comentário