| FOTO: GRES. ANDANÇAS DE CIGANOS. AUTOR: BECHKMAN_2015. |
Um belíssimo desfile da escolas de samba de Manaus neste sábado, 14. Todas as escolas surpreenderam positivamente os amantes do samba. Muito bem organizadas e dentro das propostas de enredo.
Esse ano o samba amazonense incorporou literalmente o espírito de Ajuricaba. Com a "tradicional" verba pública - que é inócua diante de eventos como o Boi de Parintins e que sempre chega tarde, ainda não impediu do forte carnaval amazonense levasse para o sambódromo de Manaus uma multidão de 100 mil pessoas. E, fizeram bonito.
Como sempre tivemos uma bela aula de cultura, história e geografia. Com um dos refrões mais belos deste carnaval, o GRES Império da Kamélia abriu o desfile com alegria e vibração. A segunda escola a desfilar foi a Andanças de Ciganos da Cachoeirinha que buscou resgatar a História do Herói Ajuricaba em sua paixão pelo Amazonas e pela Amazônia. A expressividade dos carros alegóricos mereceram um destaque especial, além da formidável concepção da sua comissão de frente.
O GRES Unidos do Alvorada, adentrou a passarela do samba amazonense com um enredo sobre a saúde. A força da comunidade, que ganhou sua quadra este ano, foi visível na composição das alas e nas arquibancadas com suas faixas e balões em azul e branco, cores da escola do bairro da Alvorada. Uma das grande candidatas ao título deste ano, o GRES A Grande Família, traz no enredo afro e um samba poderoso mostrando a força da zona leste que este ano abdicou de sambas de enredo críticos.
A escola do tucano amarelo e preto, a GRES Sem Compromisso vem neste ano revigorada, unindo a tradição dos fundadores da Rua Comendador Clementino e do bairro da Nova Cidade. A escola de Daniel Salles, veio com o melhor samba deste carnaval tematizando a luta para mostrar que é uma "Escola guerreira, paixão verdadeira" como nos diz um dos seus versos no seu samba de concentração.
Com tema "Aquiri: orgulho do Brasil" a GRES Mocidade Independente de Aparecida, fez um desfile de correção e brilho. Mesmo, o samba não contagiando o sambódromo, os seus integrantes fizeram a sua parte com responsabilidade. Aliás, importante destacar que nas escolas tradicionais, o samba soa mais forte dos seus integrantes. A Aparecida vem este ano para se afirmar e concorrer ao título.
Uma das escolas que mais tem evoluído nos últimos três carnavais foi a GRES Balaku Blaku do Centro Histórico de Manaus. Com um samba muito bem executado e bem interpretado pelo puxador de samba, a escola da Águia de Ouro trouxe o tema em homenagem a Manacapuru. Neste ano, a Bateria da Balaku faz a diferença com "mão de pilão", ou seja, com a batida forte nos surdos.
A GRES Reino Unido da Liberdade trouxe esse ano para o sambódromo, o tema "As grandes construções do mundo". A escola do bairro Morro da Liberdade destacou-se pela "paradona" na bateria para fazer a comunidade e a torcida segurarem no "gogó". A Reino Unido foi a única escola de samba que contestou a decisão das co-irmãs em proclamar todas as escolas como campeãs em 2014 em virtude da forte chuva durante o desfile e da falta de apoio financeiro do governo e da prefeitura para as agremiações. Motivo a mais, para a escola buscar o título em 2015.
Fechando o desfile das escolas de samba de 2015, a GRES Vitória-Régia vem com a força da tradição do samba amazonense, decantando a fé mariana de Belém do Pará a Manaus a partir do culto de veneração a Maria Santíssima passando pela romaria das águas.
Um carnaval de afirmação, este ano, toda a festa foi de responsabilidade das comunidades, por isso, merecem nosso aplauso. Quanto as diretorias das escolas de samba, é importante sempre lembrarem que as escolas de samba prestam um importante serviço a sociedade, educando em arte, música, cultura e que governos são eleitos por sambistas afirmando apoiar a cultura popular devem de fato cumprir suas propostas, visto que, colocar faixas de propaganda e colocar policiamento no evento é muito pouco para a grandiosidade do terceiro melhor carnaval de escolas de samba do Brasil, infinitamente incomparável com a verba destinada as escolas de samba da 2a colocada e mesmo assim, o samba amazonense da terra de Ajuricaba luta com brio e orgulho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário