DIA DO TRABALHADOR NA AMAZÔNIA

FOTO: MANIFESTAÇÃO PELA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE 2016. AUTOR: CUCUNACA, 2016.

Celebrar para não esquecer nunca. No dia 1 de Maio de 1876 uma forte repressão ao movimento operário nos Estados Unidos, findou por executar por enforcamento alguns líderes anarquistas (1877) e prendeu outros tantos que lutavam pela redução da jornada de trabalho para oito horas, pela proteção a mulher e a criança. O Mundo consternado considerou o ato anti-civilizatório e em homenagem aos mártires trabalhadores, adotou o 1 de Maio como o Dia do Trabalhador.

Neste sentido, sempre deve-se esclarecer que, este dia deve ser o Dia do Trabalhador e não o Dia do Trabalho,cujo objetivo é esvaziar o conteúdo sócio-histórico da data. Desde de lá, muitas conquistas foram alcançadas e muitas lutas outras foram e são até hoje empreendidas pelos trabalhadores e trabalhadoras. Lutas sociais no campo e na cidade pela emancipação do trabalhador enquanto produtor da riqueza.

Portanto, o Dia do Trabalhador é sem dúvida, um dia de reflexão sobre as atuais condições de trabalho do trabalhador. Lutas contra a precarização do trabalho nas cidades e no campo, combate ao trabalho escravo, a descriminação sexual do trabalho, combate ao trabalho infantil, pela redução da jornada de trabalho, pela aposentadoria digna e outras muitas pautas trabalhistas.

Nesse Dia, importante é manter a chama acesa de que somos trabalhadores e claro, produtores de saber e de trabalho. Nesse sentido, desejo a todos os trabalhadores do campo e da cidade, homens e mulheres, um momento de reflexão crítica profunda e ação consciente em busca de uma nova cidadania que não se confunda com esta cultura do consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário